Guia Santa Catarina - Araranguá - Morro dos Conventos, Distrito de Hercílio Luz, Balneário de Ilhas, Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, Hotéis, Restaurantes.

   
Voltar à página inicial do Guia Santa Catarina
 
Distância de Criciúma - 36 km
Distância de Florianópolis - 210 km
Distância de Laguna - 110 km
Distância de
Porto Alegre -
510 km
Distância de
Curitiba - 520 km
Distância de São Paulo - 1.000 km
Praias atrativos - praias, dunas, lagoas, artesanato.
Balneabilidade
, Como chegar

 Araranguá , 23 de Outubro de 2014












Paredões com mais de 80 metros de altura, dunas, restinga, um rio de águas claras e o mar. Todas essas imagens formam o cenário de Balneário Morro dos Conventos, localizado no município de Araranguá, no extremo sul catarinense. A paisagem natural, aliada a uma boa infra-estrutura de campings e hotéis, atrai tanto turistas que buscam um final de semana tranqüilo, quanto aqueles que preferem a prática de esportes radicais.

O local mais procurado é o alto do Morro dos Conventos, cartão postal da cidade. O mirante oferece uma vista perfeita das dunas, da beira da praia e do encontro do rio Araranguá com o mar. O farol da Marinha, com 8 metros de altura, além de utilizado para a navegação, decora ainda mais o cenário.

Quanto à origem do nome – Morro dos Conventos – existem duas hipóteses: a primeira remonta à possível existência de uma comunidade jesuíta no local, e outra relacionada à formação rochosa, que observada de longe lembra um mosteiro. O balneário possui hotéis e campings equipados com piscinas, quadras de esporte, restaurante e farmácia, garantindo conforto aos visitantes.

Um lugar para todos os gostos

Os paredões rochosos não servem apenas como paisagem. As falésias permitem a prática de esportes radicais como rapel, escalada e vôo livre. Além disso, os aventureiros podem caminhar pelas dunas e percorrer trilhas que contornam os costões. O rio ainda pode ser aproveitado para esportes náuticos como jet ski e windsurf.

O turista que preferir um passeio mais tranqüilo pode conhecer o distrito de Hercílio Luz. Colonizado primeiramente pelos açorianos, a região deu origem ao município de Araranguá e ainda hoje guarda traços dessa cultura, com destaque para o artesanato. Usando fibras vegetais os moradores confeccionam bolsas, esteiras e bonecas.

O acesso ao distrito, partindo do Balneário Morro dos Conventos, começa com a travessia de balsa pelo Rio Araranguá. Patrimônio histórico da região, o rio encanta pela cor de suas águas que alternam entre o verde e o azul, de acordo com a ação do vento. A estrada de chão batido, mas com boa condição de tráfego, leva também ao Balneário de Ilhas, uma antiga colônia de pescadores contornada pelo rio e pelo mar. .

A cidade
Todas essas opções de lazer estão a apenas 10 km do centro de Araranguá, localizada às margens da BR 101, entre as capitais Florianópolis e Porto Alegre. Conhecida como “Cidade das Avenidas”, devido ao traçado de suas ruas, Araranguá possui cerca de 60 mil habitantes e uma economia baseada na agricultura, comércio, pequenas e médias indústrias e setores de serviço, sendo a cidade-pólo da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense – AMESC.

A história do município teve origem ainda no século XVIII, com a abertura de caminhos pelos tropeiros. O lugar que era apenas um ponto de passagem se transformou em local de paragem, surgindo as primeiras casas e um pequeno comércio que supria as necessidades dos viajantes. Ainda nessa época a região pertencia à Laguna e recebeu o nome de “Capão da Espera” e depois “Campinas”.

A emancipação de Araranguá aconteceu em 1880. A versão mais popularizada para a origem do nome relata a fusão dos termos “Ararã” (papagaio grande/arara) e “gua” (vale/baixada), significando “Vale das Araras”.

A formação cultura do município é diversificada, com destaque para os descendentes de imigrantes açorianos que chegaram ao Estado no século XVIII, e os imigrantes europeus, principalmente italianos.

 
 

Águas catarinenses

O Guia Santa Catarina disponibiliza um relatório de balneabilidade com base no monitoramento da Fundação do Meio Ambiente - FATMA nas águas das praias de toda Santa Catarina.

Regiões catarinenses

Toda a beleza e diversidade de Santa Catarina foi classificada em dez roteiros turísticos que o Guia Santa Catarina apresenta para você. Escolha seu destino.


Procura Guia Santa Catarina

Google
 


Apresentações de rua - Natal Verão

Balneário de Ilhas - Praia do Rio Araranguá

Encontro do Rio Araranguá com o mar
 



Copyright© 2002 - 2013 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 

Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet