Guia Santa Catarina - Araranguá - Morro dos Conventos, Distrito de Hercílio Luz, Balneário de Ilhas, Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, Hotéis, Restaurantes.

   
 

Culturais
Passeios
Igrejas

Passeios Voltar ao topo da página












Com mais de dois séculos de história, Araranguá mantém os hábitos e tradições dos vários povos que formaram sua cultura. Parte dessa riqueza pode ser vista nas localidades mais antigas da cidade. A natureza também fez sua parte, contribuindo para as paisagens que enfeitam cada um dos pontos turísticos da cidade.

 

Farol

 

Construído em 1953 no alto do Morro dos Conventos, o Farol além de servir para orientação dos navegadores, completa o cenário do principal cartão postal de Araranguá. Ponto obrigatório de parada para os visitantes, o mirante permite uma visão privilegiada do mar, das dunas e da beira do rio. O local também é um dos pontos do estado para observação da Baleia Franca.

  

Distrito de Hercílio Luz

 

Canjicas, como era chamado o atual distrito ainda na época da colonização da região, guarda até hoje os hábitos e tradições dos antigos moradores que deram origem ao município de Araranguá, entre eles o artesanato.

O acesso ao distrito pode ser feito a partir da BR 101. Quem segue pela rodovia no sentido Sul - Norte deve ficar atento a entrada, que corta a BR no Km 404, 500 metros depois do trevo de Maracajá, a direita. São 13 Km até chegar ao distrito, percorrendo uma estrada de chão batido (boas condições de tráfego). O cenário rural, em meio a plantações de fumo e milho, é completado pela presença do rio Araranguá, que segue paralelo à estrada em boa parte do trajeto.

O ar de simplicidade e tranqüilidade é percebido logo na chegada, quando é possível visualizar uma pequena praça e a igreja. Naquele mesmo local, em 11 de janeiro de 1816 era inaugurada a primeira capela de toda a região. Se a religiosidade é uma das tradições mantidas pelos moradores, o artesanato reproduz um pouco dos costumes e encanta pela beleza das peças produzidas com fibras vegetais. O que antes era confeccionado para atender às necessidades domésticas hoje se transforma em artigos de decoração como bonecas, bruxinhas e palhaços.

Seguindo viagem pela mesma estrada, o turista chega ao Balneário de Ilhas, na foz do rio Araranguá.

 


Culturais Voltar ao topo da página

 

Centro Cultural de Araranguá

 

O prédio, adquirido pela prefeitura em 1997, fica em frente a Praça Hercílio Luz, no centro da cidade, onde é possível acompanhar as atividades desenvolvidas na área da cultura, com destaque para o resgate histórico e artístico do município. .

 


Igrejas Voltar ao topo da página

 

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens

 

Localizada também no Bairro da Barra, trata-se de mais uma atração cultural e histórica. Construída em 1810 com óleo de baleia misturado à argamassa, o local faz parte do acervo histórico do Estado. Possui peças barrocas doadas pela família real no século XIX. Segundo relatos da época, durante a comemoração da abolição da escravatura o sino rachou de tanto tocar. Tombada com Patrimônio Histórico Cultural pelo Governo do Estado e Municipal.

 




Copyright© 2002 - 2015 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet