Guia Santa Catarina - Balneário Camboriú - Pontos Turísticos

   
 

Culturais
Passeios
Museus
Igrejas

Culturais Voltar ao topo da página













 

Centro de Cultura

 

Quem aproveita as férias para se enriquecer culturalmente, não pode deixar de conhecer o Centro Cultural da cidade. Inaugurado em dezembro de 1996, o centro oferece muitas informações sobre as artes e a história do município. No lugar ficam a biblioteca municipal e o arquivo histórico, com um acervo de fotografias e jornais antigos. Fica na Terceira Avenida, esquina com a Rua 2500.

 

Passeios Voltar ao topo da página

 

Parque Unipraias

 

Inaugurado em agosto de 1999, o complexo de turismo do Unipraias possui 85 mil metros quadrados e é um dos maiores investimentos turísticos de todo o Brasil. O empreendimento une, através de 47 bondinhos, três dos mais belos pontos naturais de Balneário Camboriú: Barra Sul, Morro da Aguada e Praia de Laranjeiras. Na estação "Barra Sul", onde é o ponto de partida, há um centro de lazer e compras de 8 mil m² com praça de alimentação, lanchonetes, local para eventos, lojas comerciais, etc. Durante o percurso que passa pela segunda estação, a "Mata Atlântica", há um parque ambiental com 60 mil m² no alto do Morro da Aguada que oferece belas trilhas e passeios ecológicos. O Parque de Aventuras possui dois circuitos de arvorismo acrobático com 120 metros de percurso e 12 atividades em trilhas suspensas cada.

Entre as opções de lazer do local cinco paradas são obrigatórias: nos mirantes Camboriú, Oceano e Laranjeiras, todos com vista cinematográfica; no anfiteatro, que durante o verão abriga exposições de artistas catarinenses; e no oratório natural, onde está localizada a estátua de Santo Antônio da Aguada. O destino final é a estação de "Laranjeiras", uma das mais belas vistas do litoral catarinense.

Confira os valores de ingressos aqui.


Parque Ecológico Rio Camboriú

 

A riqueza da biodiversidade está exposta neste Parque, localizado no bairro dos Municípios. Suas principais atrações são as trilhas ecológicas da Figueira, do Caranguejo, da Gamboa, do Graxaim, entre outras ramificações.


Parque Cyro Gevaerd

 

O parque reúne várias atrações, dentre as quais um zoológico que reproduz com fidelidade aspectos da Mata Atlântica que abriga tucanos, jaguatiricas, jacarés, pássaros e onças.
Há também o Aquário Marinho (galeria com grande diversidade de peixes e crustáceos), Tartarugário, Horto Botânico (formando um dos mais ricos acervos da flora catarinense) e Museus Oceanográfico e de Aves,Mamíferos e Répteis. Além disso, a cultura e a civilização também estão presentes nas vilas com casas típicas nos estilos alemão, italiano e açoriano.


Cristo Luz

 

Localizado no alto do Morro da Cruz, o Cristo Luz é uma estátua com 33 metros de altura (cinco a menos que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro), que simboliza os 33 anos de vida de Jesus Cristo e os 33 anos de emancipação política de Balneário Camboriú. Na mão esquerda, ele segura um disco irradiando a cidade com dezenas de feixes luminosos que se movimentam num ângulo de 180 graus. O disco simboliza o sol e os raios representam as sementes que são lançadas pelo Salvador.

Do monumento Cristo Luz é possível ter uma vista panorâmica de todo o centro da cidade. As luzes que iluminam o Cristo ficam acesas durante a noite, impressionando os visitantes. Há ainda lanchonetes, restaurantes, lojas de souvenirs e um mirante. No alto do Morro da Cruz encontra-se o Complexo Turístico Carlos Rosa, um parque perfeito para se passar um dia diferente. Com cabanas individuais com churrasqueira, campo de futebol, piscinas para adultos e crianças, tobogã, parquinho, salão de festas e bares.

  

Ponte Pênsil

 

Situada no Bairro da Vila Real, onde fica a Via Gastronômica, a Ponte Pênsil é uma miniatura transitável da Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis.


Beto Carrero World

 

Embora esteja localizado no município de Penha, a 32 km de Balneário Camboriú, o parque Beto Carrero World, um dos maiores parques de diversão do país, seguindo os mesmos conceitos e padrões apresentados pelos complexos Disneyworld, Universal Studios e Busch Gardens deve estar incluído no roteiro de quem passa as férias em Balneário.

Com uma área construída de cerca de 2 milhões de m², o parque se divide em sete áreas temáticas: Avenida das Nações, Aventura Radical, Ilha dos Piratas, Mundo Animal, Terra da Fantasia e Velho Oeste. Os brinquedos mais procurados são a "Star World Mountain", montanha-russa com dois loopings vencidos pelo carrinho a uma velocidade de até 86 km/h, a "Torre do Terror", a qual sete elevadores despencam em queda livre de uma altura equivalente a um prédio de 18 andares, o "Tapete Mágico", além de simuladores e outros equipamentos.

Além das áreas temáticas, o parque conta com brinquedos tradicionais como carro de choque, roda gigante, teleférico, praça de alimentação, fraudário e berçário, lojas, banco, telefones, guarda-volumes, lanchonetes, além de outros serviços.

 


Museus Voltar ao topo da página

 

Arqueológico

 

Localizado no Parque Cyro Gevaerd, o museu possui mais de cinco mil peças, entre elas estão expostos fósseis com milhares de anos da civilização antiga da região. Provenientes do sítio arqueológico de Laranjeiras, merecem destaque as ossadas de duas índias grávidas, cujos os fetos são perfeitamente perceptíveis. Segundo especialistas esses são raros exemplares com apenas quatro similares no mundo.


Museu do Artesanato Catarinense

 

Com um acervo de 716 peças, com destaque para a cerâmicas, vimes, tecidos, couro, esculturas em madeiras, etc. Grupos folclóricos representando o boi-de-mamão, pau-de-fita e a bandeira do Divino. Ainda há uma réplica de um engenho de farinha com 22 peças.


Museu de Fauna Marinha

 

Exemplares de peixes coletados nas costas catarinenses, conchas, crustáceos, equinodermos, algas, aves e mamíferos. Destaque para os tubarões e leões marinhos capturados no nosso litoral.


Museu do Pescador

 

Com um acervo de 90 peças, no Museu do Pescador há canoa, redes, balaios e outros artigos de pesca artesanal.

 


Igrejas Voltar ao topo da página

 

Bairro da Barra

 

A pequena igrejinha do Bairro da Barra - tombada pelo Patrimônio Histórico - é uma das mais antigas de Santa Catarina. A igreja foi construída pelos escravos em 1849, com óleo de baleia e argamassa.


Matriz Santa Inês

 

Localizada no centro da cidade, sua arquitetura possui características praieiras, de formato arredondado, que simboliza o chapéu de palha de um pescador. Sua construção foi iniciada dia 21 de janeiro de 1967 e a edificação da torre, onde estão instalados os quatro sinos, em 8 de novembro de 1990.


Capela Santo Amaro

 

Localizada também no Bairro da Barra, trata-se de mais uma atração cultural e histórica. Construída em 1810 com óleo de baleia misturado à argamassa, o local faz parte do acervo histórico do Estado. Possui peças barrocas doadas pela família real no século XIX. Segundo relatos da época, durante a comemoração da abolição da escravatura o sino rachou de tanto tocar. Tombada com Patrimônio Histórico Cultural pelo Governo do Estado e Municipal.


Capelinha Nossa Senhora de Aparecida

 

Reestruturada pelo então Prefeito Leonel Pavan, a Capelinha Nossa Senhora de Aparecida representa mais um belo marco do município, que atrai vários turistas e comunidade local o ano inteiro. Para chegar até lá é necessário subir 115 degraus, aos quais inúmeros fiéis pagam promessas, oram ou simplesmente apreciam a vista parcial da cidade. Está localizada junto a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.




Copyright© 2002 - 2013 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias