Guia Santa Catarina - Blumenau - Pontos Turísticos

   
 

Culturais
Cervejarias
Museus
Teatros
Igrejas

Passeios Voltar ao topo da página













 

Prefeitura Municipal de Blumenau

 

Inaugurado em 2 de setembro de 1982, dia da fundação de Blumenau, o novo prédio da prefeitura foi construído em estilo enxaimel e logo se tornou ponto turístico. Na praça em frente ao edifício, o visitante poderá conhecer o relógio das flores, o monumento em homenagem aos 150 anos da cidade – comemorado em 2000 – e a Macuca, a primeira locomotiva da cidade.

Funcionamento
: de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 13h30 às 17h30.
Localização: Praça Victor Konder, s/n - Centro.
Telefone: (47) 3326-6835.

 

Praça da Paz

 

Em uma praça ao lado da Prefeitura está o monumento em homenagem ao Rotary Club. Um globo com as mãos abertas, em aço inox, com dois metros de diâmetro, representa um convite à paz, simbolizando a união com todos os povos da Terra.


Castelinho da Moelmann

 

Tombado pela Fundação Catarinense de Cultura, é o segundo atrativo mais fotografado do sul do Brasil. Construído em 1978 pelo empresário Udo Schadrack, de família tradicional blumenauense, o prédio consiste numa réplica da prefeitura de Michelstadt, cidade localizada ao sul da Alemanha. Até 1999 foi a sede da Comercial Moellmann, uma das mais importantes empresas do Estado. A partir de 2002, o prédio passou a abrigar a Secretaria Municipal de Turismo. Neste ano, o prédio foi leiloado e agora dará espaço a uma loja e a um café colonial.

Localização
: Rua XV de Novembro, 1050 - Centro.


Mausoléu

 

Abriga os restos mortais do fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, e de sua família, trazidos da Alemanha. Junto ao mausoléu é encontrado o monumento Dr. Blumenau: uma estátua de bronze, erguida em 1940, em homenagem ao fundador.

Funcionamento
: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h;
aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Custo: A entrada é franca.
Localização: Rua XV de Novembro, 161 - Centro.
Telefone: (47) 3326-6990.


Rua XV de Novembro (conjunto arquitetônico)

 

Inicialmente, a Rua XV de Novembro chamava-se Wurststrasse (Rua da Lingüiça), por ser estreita e sinuosa. Ao longo dos anos sofreu algumas reformas e, em 2002, a rua foi completamente reurbanizada, com a substituição dos paralelepípedos por lajotas coloridas. No total, são 35 imóveis cadastrados como patrimônio histórico, dentre os quais dez estão estampados pelas lajotas no chão. É neste local que são realizados os tradicionais desfiles da Oktoberfest, em outubro.

Funcionamento
: de segunda a sexta-feira, as lojas funcionam das 8h às 18h; nos sábados, das 8h ao meio-dia.
Localização: Centro.
Telefone
: (47) 3322-7475 – Sindilojas.


Praça Hercílio Luz

 

A praça está atrelada ao antigo porto de Blumenau e foi local de grande movimento na época da colonização. Ali são encontrados os monumentos em homenagem à fundação do município e aos primeiros dezessete imigrantes que chegaram de balsa ao município, além da estátua Voluntários da Pátria, que representa os soldados brasileiros em luta nas Guerra do Paraguai e 2ª Guerra Mundial. O visitante também poderá conhecer o Museu da Cerveja, com uma exposição que mostra como é o processo de fabricação. E, no final do dia, o Biergarten (Jardim da Cerveja) é um dos mais belos locais da cidade para saborear a bebida e apreciar a paisagem deslumbrante do Rio Itajaí-Açú.

Funcionamento: o museu funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Localização: começo da rua XV de Novembro - Centro.


Vila Itoupava

 

O distrito, localizado a 25 quilômetros do Centro, abriga uma área privilegiada da cidade, onde são preservadas as características germânicas. O agroturismo de Blumenau oferece aos visitantes uma farta gastronomia: são queijos, tortas, doces, licores, geléias, conservas, entre outros produtos artesanais encontrados na região.

Localização: a 25 quilômetros do Centro, no caminho para Jaraguá do Sul.
Telefone: Intendência da Vila Itoupava - (47) 3378-1170.


Parque Vila Germânica

 

Construída em 1985 em estilo germânico, a Vila Germânica é um centro comercial que vende produtos típicos da cidade. Nas lojas que a compõem, são comercializados canecos de chope, chocolates, vinhos, trajes típicos e pequenas lembranças da Oktoberfest. O visitante pode saborear os pratos tradicionais da região em um restaurante típico e no café colonial. Na vila está localizado um centro de eventos, que abriga congressos durante todo o ano.

Funcionamento: todos os dias (inclusive feriados), das 9h30 às 19h.
Custo: A entrada é gratuita quando não há eventos no local.
Localização: Rua Alberto Stein, 199 – Velha.
Telefone: (47) 3326-6901.


Ponte Aldo Pereira de Andrade

 

Construída com material importado da Alemanha, a Ponte de Ferro, como é conhecida na cidade, foi inaugurada em 1931. Possui extensão de 315 metros e altura de 18 metros. Já serviu de passagem para o trem que ia de Blumenau a Itajaí, transportando alimentos e produtos industrializados. Em 1991, foi restaurada para receber o tráfego de veículos, ligando o Centro ao bairro Ponta Aguda.

Localização
: início da Av. Martin Luther, próximo a Prefeitura Municipal.


Ponte dos Arcos

 

A ponte é um dos cartões postais da cidade e tem 160 metros de comprimento e três arcos de 41,65 metros cada um. Foi inaugurada em 28 de janeiro de 1951 para ligar o trecho ferroviário entre Blumenau e o município de Gaspar. Mas, somente em dezembro de 1954, o então presidente da república, João Café Filho, fez a viagem que pôs em funcionamento a linha férrea entre as duas cidades.

Localização
: Rua Itajaí, na entrada da cidade, próximo à empresa Sulfabril.

 


Culturais Voltar ao topo da página

 

Fundação Cultural de Blumenau (Prefeitura antiga)

 

Até 1982 o prédio abrigava a prefeitura municipal. Depois de ser parcialmente destruído por um incêndio, em 1958, o edifício passou por algumas reformas e foi reinaugurado em 2001, como a Fundação Cultural de Blumenau. Ali são ministradas oficinas de arte e música, além de serem apresentados espetáculos de dança e mostras de artes visuais.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 13h30 às 17h30.
Localização: Rua XV de Novembro, 161 - Centro.
Telefone: (47) 3326-6871.
Site:
www.fcblu.com.br


Biblioteca Pública Dr. Fritz Muller

 

O acervo da biblioteca conta com cerca de 64 mil exemplares, entre literatura infantil, línguas, conhecimentos gerais, enciclopédias, gibis, revistas, livros em braille e outros.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos sábados das 8h ao meio-dia.
Custo: A entrada é gratuita.
Localização: Alameda Duque de Caxias, 64 - Centro.
Telefone: (47) 3326-6787.

 


Cervejarias Voltar ao topo da página

 

Cervejaria Eisenbahn

 

Na cervejaria, os interessados poderão conhecer a história da Eisenbahn, o processo de fabricação e os tipos de cervejas produzidos pela marca.

Funcionamento: quartas, sextas-feiras e sábados, das 16h30 às 19h. Nos meses de janeiro, fevereiro, julho, dezembro e durante a Oktoberfest, o horário para visitação é de segunda a sábado, das 14h às 19h30. Crianças com até 14 anos não podem realizar a visita dentro da fábrica por motivos de segurança.
Custo: R$ 3,00 com degustação de um chope de 300ml retirado direto do tanque de fabricação.
Localização: Rua Bahia, 5181 - Salto Weissbach.
Telefone: (47) 3330-7371
Site:
www.eisenbahn.com.br


 

Cervejaria Bierland

 

Oferece um espaço para a degustação do chope Bierland diretamente da fonte. Enquanto saboreia a bebida, o visitante pode acompanhar o processo de fabricação através de painéis de vidro.

Funcionamento
: de terça a sexta-feira, das 16h30 à meia-noite; aos sábados, das 10h à meia-noite.
Custo: a entrada é gratuita.
Localização: Rua Gustavo Zimmermann, 5361 - Itoupava Central. Telefone: (47) 3337.3100
Site: www.bierland.com.br

 


Teatros Voltar ao topo da página

 

Teatro Carlos Gomes

 

Pertencente à Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes, o teatro é um dos poucos no Brasil que possui um palco giratório. Hoje, as principais atividades realizadas estão relacionadas à Escola de Música, à Orquestra de Câmara, à Escola de Ballet, à Escola de Teatro e a eventos paralelos, como o Festival Universitário de Teatro.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 14h às 18h.
Custo: a entrada é gratuita para conhecer o interior do teatro. Os valores dos espetáculos variam de acordo com o evento.
Localização: Rua XV de Novembro, 1181 - Centro.
Telefone: (47) 3326-7166
Site: www.teatrocarlosgomes.com.br

 


Museus Voltar ao topo da página

 

Museu da Família Colonial

 

O complexo museológico é composto por três casas que marcam o início da colonização de Blumenau. A primeira casa, considerada a mais antiga da cidade, foi construída em 1864 em estilo enxaimel e pertenceu ao Sr. Hermann Wendebur, guarda-livros e secretário de Dr. Blumenau. No sótão, há exposições com objetos do acervo da Fundação Cultural, como vestidos de casamento, peças dos anos 20, 50, 70 e 80, além de máquinas de costura. A segunda casa-museu, também com construção que data de 1864, teve como última moradora Edith Gaertner, sobrinha-neta de Dr. Blumenau. Nos últimos anos de vida, refugiou-se em casa junto de seus gatos, suas flores e seu jardim. Na casa estão expostos móveis que pertenceram a Dr. Blumenau, além de pertences de Edith. No quintal, encontra-se o cemitério dos gatos. A terceira casa foi construída em 1920, em estilo germânico, e serviu de morada para um dos irmãos de Edith. Estão expostos utensílios indígenas, equipamentos da indústria têxtil e artefatos da época.

Funcionamento:
- de terça a sexta-feira, das 9h às 17h;
- aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Custo: R$ 2,00 por pessoa.
Localização: Alameda Duque de Caxias, 78 - Centro.
Telefone: (47) 3322-1676 .


Museu do Cristal

 

Além de peças antigas, fazem parte do acervo do museu obras da atividade cristaleira. O visitante pode acompanhar também o processo de fabricação do cristal.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira (inclusive feriados), das 9h às 18h; nos sábados, das 9h às 13h.
Custo: a entrada é gratuita.
Localização: Rua Rudolf Roedel, 147 - Salto Weissbach.
Telefone: (47) 3327-1261
Site: www.glaspark.com.br


Museu da Água

 

Com uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade, o museu abriga a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) de Blumenau. Pode-se conferir o processo de purificação da água, além de fotos e painéis explicativos sobre todas as etapas.

Funcionamento: diariamente, das 9h às 18h.
Custo: a entrada é gratuita.
Localização: Rua Lages (final da rua) – Boa Vista.
Telefone: (47) 3340-3242

 


Igrejas Voltar ao topo da página

 

Catedral São Paulo Apóstolo

 

Conhecida pelos blumenauenses como Igreja Matriz, contém em seu interior vitrais com efeitos de luminosidade e coloração, além de possuir uma imponente torre de 45 metros de altura, cartão-postal da cidade, com três sinos eletrônicos. No ano 2000, ganhou o status de Catedral, com a chegada do Bispo Dom Angélico Sândalo Bernardino.

Funcionamento: diariamente, das 7h às 20h.
Localização: Rua XV de Novembro, s/n - Centro.
Telefone: (47) 3322-0699


Igreja Evangélica Luterana do Espírito Santo

 

Em 2002, foi nomeada Patrimônio Histórico de Santa Catarina. O sino em uso mais antigo de Blumenau pertence à igreja, inagurada em 1877. Nos fundos, está o cemitério evangélico que abriga o túmulo de Fritz Müller e de vários dos primeiros imigrantes da cidade. Aos domingos, a paróquia celebra o culto em língua alemã.

Funcionamento: aberta somente em horários de culto. Para conhecer o interior da igreja fora destes horários, é necessário pegar as chaves na secretaria.
Localização: Rua Amazonas, 119 - Garcia.
Telefone: (47) 3322-0587

 





Copyright© 2002 - 2013 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet