Guia Santa Catarina - Bombinhas, praias, fotos, Turismo, restaurantes, Zimbro, Quatro Ilhas, hotéis, lazer, Galheta, Praia de Bombas, Mariscal, parques, Ilha do Arvoredo, pousadas, pizzarias

   
 

Distância de Florianópolis
- 61 km
Distância de Porto Alegre - 563 km
Aeroporto de Florianópolis - 78 km
Aeroporto de Navegantes - 56 km

Principais atrativos turísticos: Praia de Bombinhas, Bombas, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande e Zimbros
Balneabilidade, Como chegar

 Bombinhas , 29 de Julho de 2014












Formada por 29 praias, quatro ilhas e dois parques ecológicos, Bombinhas, localizada a 60 quilômetros de Florianópolis, é simplesmente encantadora. A Prefeitura de Bombinhas, que há cerca de dez anos emancipou-se de Porto Belo, preservou a vegetação local, tornando a cidade um paraíso ecológico. Conhecida como a "Capital do Mergulho Ecológico", Bombinhas é um dos balneários mais procurados por quem pratica o mergulho, conquistando fama devido a seus atributos até mesmo no exterior. Muitos turistas que passam as férias lá aproveitam a oportunidade para matricular-se nas várias escolas de mergulho espalhadas pela cidade, que, além de passeio de barco, oferecem material completo e até um curso básico de mergulho, com direito à habilitação universal.

Praias mais conhecidas
As praias mais conhecidas do município são: Bombinhas, Bombas, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande e Zimbros. Para quem gosta de movimento, o ideal é ficar pelas praias centrais de Bombas e Bombinhas. Destaque para o costão esquerdo de Bombas, onde encontra-se um trecho da Mata Atlântica, hoje transformado em Parque Municipal da Galheta. Bem pertinho dali está Quatro Ilhas, um dos lugares mais belos e místicos de Bombinhas e onde estão situadas as ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e Macuco. A praia de Quatro Ilhas possui um mar de águas cristalinas e areias ricas em cristais de quartzo, o que, de acordo com os esotéricos, garante o armazenamento de grande carga de energia. Além do paraíso ecológico, Quatro Ilhas é conhecida internacionalmente por causa do surf - trata-se de um dos recantos mais propícios à prática deste esporte.

Assim também é Mariscal. Com 4 km de extensão, é muito procurada pelos surfistas devido as boas condições do mar. Lá, as águas são cristalinas, a areia é branca e as encostas se destacam pelo verde exuberante, um conjunto que desperta o interesse de boa parte dos turistas. Já a enseada de Zimbros, caracteriza-se principalmente pela paisagem pitoresca - barcos de pescadores artesanais que enfeitam sua orla. As águas são claras e tranqüilas, próprias para as crianças e a prática de esportes náuticos. Seu costão de Mata Atlântica abriga as desertas praias da Lagoa, do Cardoso, Vermelha e Triste que são conhecidas somente por aqueles que são adeptos a longas caminhadas pelas trilhas.

Para encerrar a rota das principais praias do município de Bombinhas, está a Praia do Canto Grande, a mais extensa de todas. Com águas calmas, frias e areia limpa, é própria para as crianças e a prática de esportes náuticos como windsurf, jet-ski e iatismo. Durante o verão, uma boa pedida é saborear os famosos petiscos dos bares e restaurantes à beira da praia.
Outra sugestão é subir o Morro do Macaco, hoje parque municipal, e avistar todas as ilhas que compõem a reserva do Arvoredo.

Natureza é a principal riqueza

Como os atrativos naturais são a principal riqueza da cidade, quem vai a Bombinhas, deve, em primeiro lugar, saber que o cenário é convidativo para férias sossegadas e um encontro com a natureza. A Reserva Biológica do Arvoredo, por exemplo, formada por um quadrilátero compreendido entre o Calhau de São Pedro, ilha da Galé, a ilha Deserta e a ilha do Arvoredo, é, sem dúvida, um dos lugares mais fascinantes para visitar. Uma boa sugestão para conhecer a reserva é procurar uma das operadoras de mergulho que possui licença para operar na área. Além de dispor de vários passeios para lá durante o dia, também oferecem cursos básicos de mergulho.

O passeio até a ilha - dependendo do tipo de barco, ventos e mar - leva cerca de uma hora. Por isso é importante que você procure um marinheiro experiente para não enfrentar nenhum tipo de dificuldades no mar durante o trajeto. Caminhando sobre as águas, pode-se apreciar a flora e observar a riquíssima fauna marinha. Quando estiver lá, observe o cargueiro LILI (1957), que afundou próximo à Ilha dos Galés

Trilhas e cenário paradisíaco
Como boa parte do município está localizada dentro da Mata Atlântica, com áreas ainda preservadas e intocáveis, há diversas trilhas que descortinam paisagens exuberantes em Bombinhas. Aos mais aventureiros a sugestão é pegar a trilha que parte da Praia de Zimbros, localizada na extremidade direita, e seguir em direção às praias Deserta, Cardoso, Vermelha e Triste e à cachoeira da Praia Triste.

 
 

Apesar da exaustiva caminhada, o passeio é inesquecível. Outra dica é a trilha do Parque Municipal do Morro do Macaco, que fica em Canto Grande, provavelmente a mais procurada. O passeio é feito somente a pé e do alto do morro avista-se o arquipélago do Arvoredo e as belas enseadas do Mariscal e Zimbros.

Há ainda a opção de fazer trilhas ecológicas no pequeno morro da praia de Quatro Ilhas, próxima à praia de Bombinhas e também em direção a Praia da Tainha.

Passeios de dia e quando o céu escurece
Que tal sobrevoar a uma altura de 150 metros sobre as praias de Bombinhas e poder enxergar de cima as águas mais límpidas do litoral catarinense (o helicóptero fica no canto Sul da praia de Quatro Ilhas) ou, quem sabe, ir até o Parque Municipal do Morro do Macaco - uma das vistas mais encantadoras de Bombinhas e fazer vôo livre?

O mesmo passeio também pode ser feito nas praias de Canto Grande e Conceição, onde há pontos de decolagem para vôo livre. Há ainda opções para a prática de Windsurfe, iatismo, esqui-aquático, jet-ski e bananas boat em praias como Zimbros, Canto Grande (Mar de dentro) e Bombinhas, onde as águas são calmas e propícias para esportes náuticos.

Devido a sua própria característica de praia de família, não há muitos locais de agito em Bombinhas, porém, a infra-estrutura do município é adequada às exigências dos turistas. Entre as opções noturnas estão o complexo de lazer - Vila do Farol, com pousada, lojas, restaurantes e cafés. Pelo charme e luxo do local virou ponto de encontro após a praia. Também há avenida central, onde é possível curtir um show de música nas calçadas e dançar, além das dezenas de bares instalados na beira do mar. A maioria fica aberto até tarde da noite.

Curtidores da noite e adeptos de luaus, costumam ir até a tranqüila praia da Conceição, no extremo-sul do município, onde fica o Big Blue, um barzinho que promove regularmente luaus. Já, no tradicional Barbatana é possível saborear um delicioso prato e curtir o belo visual que a praia proporciona.

Gastronomia
Uma das principais atividades exercidas no município é a pesca artesanal de camarões, peixes e diversos frutos do mar, além da cooperativa de maricultores que fazem o beneficiamento de mariscos e ostras. Por isso, a gastronomia de Bombinhas é tipicamente à base de frutos do mar, com pratos simples e ricos em sabores e aromas. Entre os mais apreciados estão a caldeirada, moquecas de peixe, anchovas, camarões, lagostas, siris, lulas e polvos.

 
 

Águas catarinenses

O Guia Santa Catarina disponibiliza um relatório de balneabilidade com base no monitoramento da Fundação do Meio Ambiente - FATMA nas águas das praias de toda Santa Catarina.

Regiões catarinenses

Toda a beleza e diversidade de Santa Catarina foi classificada em dez roteiros turísticos que o Guia Santa Catarina apresenta para você. Escolha seu destino.


Procura Guia Santa Catarina

Google
 


Quatro Ilhas

Prainha

Bombas
 




Copyright© 2002 - 2013 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet

Empresas associadas:
Florianópolis
Hotéis
Casas e Apartamentos
Aluguel Anual
Imobiliárias
Hotéis para Animais
Pousadas
Residenciais, Aparts e Flats
Albergues, Hostels ou Backpackers
Motéis
Campings
Vans e Ônibus - Traslados
Ecoturismo
Casas de Câmbio
Locadoras de Veículos
Agências de Turismo
Taxi
Passeios de Barco
Transporte Rodoviário
Fretes e Mudanças
Imbituba

Cabanas Alto Mar
Village Rosa
Pousada Cantinho do Rosa

Garopaba
Le Mans Rent a Car
Palhoça

Pousada Amarelo Hibisco
Praias de Floripa

Bombinhas

Aquarela do Mar Pousada
Pousada George´s Village
Pousada Pedra Salgada
Pousada do Arvoredo

Le Mans Rent a Car
Pousada Águas do Marical

Anitápolis
Pousada Recanto das Cachoeiras
Alfredo Wagner
Hospedaria Pedra Branca