Guia Santa Catarina - Itajaí - Pontos Turísticos

   
 

 

Principais pontos














 

Mercado Público - Centro de Cultura Popular

 
Construído em 1917 para comercialização de produtos da pesca, o Mercado Público Municipal é uma das construções mais características do centro histórico de Itajaí. Em 1936, após um incêndio, foi totalmente restaurado e tombado como patrimônio histórico, para preservar a cultura dos povos europeus que colonizaram a cidade. Na sua arquitetura original o que chama atenção é o chafariz que fica no meio do pátio interno do mercado, traço marcante de construções ibéricas.
Lugar ideal para saborear as comidas típicas com frutos do mar, transitar entre figuras ilustres da cidade, conhecer e comprar o artesanato local, baseado principalmente em produtos de palha, cestarias, cerâmica e madeira. O mercado possui cinco lojas de artesanato, um restaurante e um bar.
Toda semana é também ponto de encontro de músicos e artistas regionais que se apresentam para animar os visitantes. No repertório de canções especiais estão principalmente os fados portugueses e a música popular brasileira.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 9h às 19h e sábado das 9h às 17h.
 

Mercado do Peixe - Centro de Abastecimento Paulo Bauer

 

Ao lado do Mercado Público fica o Mercado do Peixe, onde são comercializados os mais variados tipos de peixes e frutos do mar. Entre os 38 boxes pode-se encontrar além de peixes, verduras, condimentos, flores, produtos coloniais, artesanatos, souvenir da cidade, entre outros. Todos os sábados acontecem shows musicais.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 7h às 18h e sábado das 7h às 15h.
Telefone: (47) 3346-4526.


Museu Di Ferramenta D'Affari Dei Nonni

 

Casarão de arquitetura eclética com um grande pátio interno inaugurado em 1913 para ser sede do Grupo Escolar Victor Meirelles. A partir de 1982, passou a funcionar como a Casa da Cultura de Itajaí e anos depois teve seu prédio tombado. Com duas galerias de arte, uma sala de leitura e uma de áudio e vídeo, além de um pequeno teatro, a Casa da Cultura oferece à comunidade vários cursos de instrumentos musicais, artesanato, canto, além de realizar exposições e o famoso Festival de Música de Itajaí.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 8h às 22h. Sábado e domingo das 10h às 21h.
Telefone: (47) 3349-1665.


Molhes da Barra

 
Construídos a partir de 1900, tiveram suas obras concluídas em 1930, tendo como alicerce as pedras retiradas do Morro da Cruz, do desmonte do Morro da Atalaia (os molhes do Sul), e do material do Morro das Pedreiras, em Navegantes (os molhes do Norte). Foram os Molhes da Barra que fixaram o canal de acesso ao porto permitindo a atracagem dos navios, tornando segura a navegação no canal marítimo entre Itajaí e Navegantes. Dois faróis situados na ponta dos molhes mar adentro, sinalizam a entrada do canal, lugar do encontro entre o rio Itajaí-Açu e o oceano Atlântico.

Centro de Memória da Marisol

 

Conta com máquinas, documentos, cartazes, catálogos, troféus, brindes, recortes de jornais e revistas, fotografias e filmes comerciais e institucionais da malharia.
Funcionamentos: Visitas programadas.
Rua Bernardo Dornbusch, 1300.
Telefone (47) 3372-6000.


Caminhos de Sodegaura

 

Este nome foi dado à orla da Beira-Rio, onde fica o Portal Dr. Satoro Yokoyama, monumento marco da amizade entre Itajaí e a cidade Japonesa chamada Sodegaura, que desde 1979 mantém um intercâmbio de estudantes para escolas elementares, cultural e também nos esportes, ajudando no desenvolvimento amistoso entre as duas cidades. Na Praça Genésio Miranda Lins, como outra forma de homenagem, foram plantadas árvores cerejeiras japonesas, vindas do Japão, que passaram por um processo de adaptação ao clima do Brasil.
Este local é conhecido hoje como a “Via Gastronômica” da cidade, onde se concentram diversos restaurantes com os mais variados cardápios. Ao longo da Avenida Ministro Victor Konder pode-se encontrar cantinas italianas, churrascarias e restaurantes especializados em frutos do mar.


Itajaí Shopping

 

Inaugurado em 17 de outubro de 2000, o shopping Itajaí é um recente ponto de compras e entretenimento na cidade. São cerca de 90 lojas das mais variadas marcas e produtos, onze opções de restaurantes e lanchonetes na praça de alimentação, duas salas de cinema e um Centro de Eventos com 1.024 m² . O estacionamento é terceirizado e possui 216 vagas rotativas. Além deste shopping, Itajaí tem também outras galerias de lojas, a mais conhecida e antiga delas é a Giorama Centro Comercial .
Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado das 10h às 22h. Aos domingos e feriados as praças de alimentação, lazer e serviços funcionam das 11h às 22h e as lojas das 14h às 20h.
Rua Samuel Heusi, 234 - Centro.
Telefone: (47) 3348-4609.
www.itajaishopping.com.br


Rua Hercílio Luz

 
Esta é a rua com maior diversidade e variedade no comércio, um dos mais tradicionais pontos de compras de Itajaí. Ao longo do calçadão encontra-se lojas de móveis, roupas, eletro-eletrônicos, sapatos, equipamentos musicais, bijuterias e outras opções.

Igreja Santíssima Imaculada Conceição

 

Localizada no centro de Itajaí, na praça Lauro Müller, próxima ao Píer Turístico, é a construção histórica mais antiga da cidade. Uma primitiva capelinha de pau a pique foi erguida em 1823 por escravos, durante a época em que Itajaí ainda não era emancipada. Foi a primeira igreja construída às margens do Rio Itajaí e tem o nome de Imaculada Conceição em homenagem à padroeira da cidade. A partir de 1834 esta obra deu lugar à antiga matriz, ampliada e construída com pedras e tijolos. No interior da Igreja encontram-se obras sacras como painéis, esculturas e pinturas do célebre artista plástico itajaiense José Brandão, mais conhecido por seu pseudônimo artístico Dide Brandão.
Telefone: (47) 3349-6195.


Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

 
Grandiosa e imponente, é o maior monumento artístico e cultural da cidade. Iniciada no ano de 1940 pelo vigário Pe. José Locks, segundo o projeto do arquiteto alemão Simão Gramlich, construtor de inúmeras igrejas catarinenses, só foi inaugurada 15 anos depois do início de sua construção. Sua arquitetura soma elementos românticos e neogóticos e seu interior tem belíssimas pinturas dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locateli. As estrelas e os capitéis das colunas são folheados a ouro. A Matriz possui ao todo seis torres, 55 vitrais com desenhos sobre motivos eucarísticos e bíblicos destacando-se o imenso painel da Imaculada Conceição da Virgem Maria no teto. A imponente estátua de Moisés quando desce do Sinai com as Tábuas da Lei, que foi colocada sobre o púlpito da Igreja é obra do escultor Teichmann, nascido em Pomerode. Na área externa ao redor da igreja foi construída uma capelinha em homenagem a nossa Senhora de Fátima e próximo a ela foi fincada no chão uma cruz. Na praça em frente à matriz está um grande chafariz. Por todos estes atrativos, a Igreja é tida como um cartão-postal da cidade.

Píer Turístico - Navio de Passageiros

 
Importante porta de entrada de visitantes do mundo todo, o Píer Turístico de Itajaí foi inaugurado em setembro de 2000 para incrementar a atividade turística na cidade. Projetado para atracagem de transatlânticos e navios com até 230 metros, possui sistema de monitoramento integrado com o Porto, estrutura alfandegária e salas da Receita e Polícia Federal. É o único terminal exclusivo para navios de passageiros do Brasil e costuma receber os turistas com fogos de artifício e shows de músicos e grupos folclóricos regionais.

Porto de Itajaí

 

O Porto de Itajaí é o maior exportador de congelados do país e quarto em movimentação de cargas, entre elas madeira, cerâmica, açúcar e papel. Também é apontado como primeiro porto pesqueiro da América Latina. Suas instalações têm mais de 15.000 m² de área coberta para estocagem de produtos e 38.000 m² de área descoberta para armazenagem de container. O porto disponibiliza de mais de 70 equipamentos, com capacidade para até 37 toneladas, que auxiliam na carga e descarga das mercadorias, sempre seguindo os padrões internacionais de segurança. O acesso ao porto para as embarcações é feito pelos molhes da Barra, sinalizado por bóias na direção leste-oeste que foram construídas para assegurar a profundidade de 10m de calado e o trânsito dos navios. Hoje a economia portuária sente os reflexos da falta de investimento do governo. Por isso, vem procurando alternativas e parcerias para acompanhar as modificações impostas pelo mercado internacional.
Telefone: (47) 3341-8000.


Teatro Municipal de Itajaí

 

No dia 11 de junho de 2004 foi inaugurado o Teatro Municipal de Itajaí. Após dez anos de espera, desde o início de sua construção, a população itajaiense pôde ter maior acesso à cultura, às artes cênicas e a um lugar próprio, bonito e arrojado para a exibição e apresentação de artistas dos mais variados lugares do mundo. Com um moderno sistema de prevenção de incêndio, sistema de iluminação cênica e sonorização, sistemas de ar-condicionado central e adequação dos camarins e bancadas de maquiagem, o teatro tem capacidade para 505 pessoas na platéia.
Entre mostras de dança, festivais de músicas, exposições, shows e espetáculos, o Teatro Municipal de Itajaí oferece ao seu publico uma programação bastante diversificada, tendo sempre uma atração para seus visitantes.
Horário de funcionamento: das 8h às 19h.
Nos dias de espetáculo permanece aberto até as 24h.
Rua Gregório Chaves, 110 - Centro
Telefone: (47) 3349-6447.
www.fundacaoculturaldeitajai.com.br/teatromunicipal


Herbário Barbosa Rodrigues

 

Esta instituição científica e cultural foi fundada em 22 de junho de 1942 pelo botânico e padre Raulino Reitz. Graças a seu estudo sobre a flora catarinense, Santa Catarina tornou-se pioneira entre os estados do país a possuir a flora coletada, estudada e publicada. O Herbário Barbosa Rodrigues possui a maior coleção de informações e exemplares da Flora Catarinense: são 70 mil exsicatas de plantas, ou seja, exemplares de ramos desidratados que são guardados em caixas hermeticamente fechadas, correspondendo a 95% da flora catarinense. Entre as 158 famílias de plantas, estão espécies raras e algumas até já extintas. Informações sobre a flora do estado e do Brasil podem ser encontradas no acervo da instituição que possui 15.170 volumes entre livros, periódicos, separatas e folhetos sobre botânica. O herbário é responsável ainda pela edição da Coleção Flora ilustrada Catarinense e da Revista Botânica Selowia. Não é à toa que recebe cerca de 60 pesquisadores de todo o mundo por ano que vêm utilizar o material do herbário para preparar suas teses de estudos.
Av Cel. Marcos Konder, 800 - Centro.
Telefone: (47) 3348-8725.
Horário de funcionamento: das 13h às 19h. Visitações devem ser previamente agendadas.


Museu Histórico

 

O próprio edifício do Palácio Marcos Konder é consi derado a principal peça do Museu Histórico de Itajaí. Sua arquitetura de linhas art-nouveau e a sua conservação encantam pela beleza da construção. Mantido pela Fundação Genésio Miranda Lins, responsável pela preservação da memória cultural de Itajaí, o prédio edificado em 1925 para abrigar a sede da Prefeitura Municipal, que ali funcionou até 1972, já abrigou também os três poderes, executivo, legislativo e judiciário, ao mesmo tempo. E desde 1982 o Palácio abriga o Museu Histórico da cidade. Através de um acervo eclético, formado por uma infinidade de peças, que vão desde objetos atuais (documentos, telefones, fotografias, obras de arte, imagens sacras, móveis, moedas, armas, computadores, etc.) bem como peças que remontam os primeiros habitantes (que é o caso do acervo arqueológico). Atualmente, o Museu Histórico de Itajaí está reestruturando seu processo de atendimento ao público, fazendo um atendimento diferenciado a estudantes, com visitas guiadas por tema, que são divididas por faixa etária e nível de ensino.
Rua Hercílio Luz, 233 – Centro.
Telefone: (47) 3348-1335.
Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira das 9h às 17h. Sábados das 9h às 13h e domingo e feriados das 14h às 19h.

 





Copyright© 2002 - 2013 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 

Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet

Empresas associadas:
Florianópolis
Hotéis
Casas e Apartamentos
Aluguel Anual
Imobiliárias
Hotéis para Animais
Pousadas
Residenciais, Aparts e Flats
Albergues, Hostels ou Backpackers
Motéis
Campings
Vans e Ônibus - Traslados
Ecoturismo
Casas de Câmbio
Locadoras de Veículos
Agências de Turismo
Taxi
Passeios de Barco
Transporte Rodoviário
Fretes e Mudanças
Laguna
Ravena Cassino Hotel
Imbituba

Cabanas Alto Mar
Village Rosa
Pousada Cantinho do Rosa

Garopaba
Le Mans Rent a Car
Palhoça

Pousada Amarelo Hibisco
Praias de Floripa

Bombinhas

Aquerela do Mar Pousada
Pousada George´s Village
Pousada Pedra Salgada
Pousada do Arvoredo

Le Mans Rent a Car
Pousada Águas do Marical