Guia Santa Catarina - Jaraguá do Sul - Pontos Turísticos

   
 

 

Principais pontos
















 

Museu do Parque Malwee e Casa da Cultura

 

O Museu está dividido em duas casas, uma delas em estilo enxaimel, construídas na década de 40 para servir de residência. O acervo possui 1.650 peças que contam um pouco da história da colônia. Ao lado está a Casa de Cultura, que conta com 376 m².
Funcionamento: De segunda a sexta, das 10h ao meio-dia e das 13h às 17h.
Sábados e domingos, das 9h30 ao meio-dia e das 13h30 às 17h.
Feriados, das 13h às 17h
Rua Wolfgang Weege, sn - Parque Malwee.
Telefone (47) 3376-0114.

 

Museu WEG

 

Localizado em um prédio construído em Art Déco que abrigou a primeira fábrica da WEG, o museu conta com mais de 30 atrações em um espaço interativo. O objetivo é relembrar a cultura da cidade, a história e a filosofia da empresa e ensinar os fundamentos da energia elétrica.
Funcionamento: Segundas, terças, quintas e sextas das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Quartas das 9h às 11h30 e das 13h30 às 21h. Sábados das 9h às 11h30. Domingos das 14h às 16h.
Av. Getúlio Vargas, 667 – Centro.
Telefone (47) 3275-0941, e-mail: museu@weg.com.br


Museu Di Ferramenta D´Affari Dei Nonni

 

O acervo está voltado exclusivamente à colonização italiana em Jaraguá do Sul. Conta com documentos, fotos e mobiliários dos colonos, mas o grande destaque são os equipamentos, muitas vezes adaptados, utilizados no dia-a-dia.
Rua Carlos Frederico Ramthum, 17.182 – Santa Luzia.
Telefone (47) 3274-8024.


Museu da Betoneira

 

O Museu pertence ao grupo Menegotti e conta com aproximadamente 40 equipamentos. A máquina mais antiga é uma betoneira da década de 70.
Funcionamento: Visitas programadas, de segunda a sexta, das 7h30 às 18h.
Telefone: (47) 3275-8000, com Nara.


Centro de Memória da Marisol

 

Conta com máquinas, documentos, cartazes, catálogos, troféus, brindes, recortes de jornais e revistas, fotografias e filmes comerciais e institucionais da malharia.
Funcionamentos: Visitas programadas.
Rua Bernardo Dornbusch, 1300.
Telefone (47) 3372-6000.


Pátio da Antiga Escola Jaraguá

 

É composto de dois prédios: o da Escola Jaraguá, construído em 1920, e da Igreja Evangélica Luterana de Jaraguá, construído na década de 30. Os destaques são os sinos que funcionam desde 1946, o relógio da torre e o órgão da Igreja.
Rua Esthéria Lenzi Friedrich, 130 – Centro.


Igreja Matriz São Sebastião e Colégios Católicos

 

O prédio da Igreja Matriz foi construído na década de 50 em substituição à Capela de Santa Emília. O destaque são os vitrais. Ao lado da Matriz estão os Colégios São Luís, construído em várias etapas a partir de 1919, e o Colégio Divina Providência, datado da década de 40.
Avenida Marechal Deodoro, 520 - Centro


Casa do Colonizador

 

Pertencente ao Município, a construção em estilo enxaimel datada do início do século abriga peças do Museu Municipal Emílio da Silva, desativado desde 1994. No local também funciona o Posto de Informações Turísticas da cidade.
Avenida Prefeito Waldemar Grubba, sn - Baependi.
Telefone (47) 3275-2146.


Casa Rux

 

Localizada a 10 km do Centro de Jaraguá do Sul, a propridade colonial pertence à família de Erwin Rux. Conta com uma casa em estilo enxaimel construída em 1915 e restaurada em 1989. O prédio foi tombado pela extinta Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - SPHAN. O acesso é feito por rua de barro.
Estrada o Bairro Rio da Luz Pequeno, sn.


Casa Eurides Silveira

 

Localizada a 12 Km do Centro de Jaraguá do Sul, a propriedade pertence a descendentes de italianos. Conta com uma casa datada de 1912 e com um moinho movido a roda d´água. O acesso é feito por rua de barro e é necessária a autorização do dono.
Rua Itapocu-Hansa, sn - Nereu Ramos.


Casa Vitório Schiochet

 

Localizada a 10 km do Centro de Jaraguá do Sul, a propriedade pertence a descendentes de italianos. A casa possui características italianas e conta com porão e adega. Ao lado funciona uma fábrica de doces de banana, datada do início do século e ainda em funcionamento. O acesso é feito por rua de barro.
Rua Itapocu-Hansa, sn - Santo Antônio.


Mirante do Hotel Panorâmico

 

Do local tem-se uma vista parcial da cidade, que abrange o Centro, parte do Parque Industrial, os bairros bairros Vila Lenzi, Czerniewicz, Baependi, Vila Lalau, Centenário e Ilha da Figueira, além de trechos dos rios Jaraguá e Itapocu.
Rua Maria Antônia S. Mascarenhas, 630 - Ilha da Figueira.


Setor Histórico I

 

Conta com o Edifício da Estação Ferroviária, construído em 1946 em estilo futurista, com o Edifício dos Correios, construído a partir da década de 50 em estilo Bauhaus e com a Rodoviária Antiga, construída na década de 40 também em estilo Bauhaus.
Avenida Getúlio Vargas, 405 - Praça do Expedicionário.


Setor Histórico II

 

Conta com a Antiga Prefeitura, construída na década de 40 em estilo futurista. Nos fundos do está um importante ponto de encontro local, com palco coberto, quadra esportiva, salão para exposições e restaurante.
Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 247 - Praça Ângelo Piazera.


Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul

 

São cerca de 9.000 m2 de área construída, com dois auditórios, um com 250 lugares e o outro com mil. Conta com restaurante panorâmico, piano bar e oficinas de arte, escola de m~usica grupos de teatro, grupos folclóricos, grupos de dança e coral.
Rua Jorge Czerniewicz, 160 - Czerniewicz .
Telefone (47) 3275-2477.
www.scar.art.br


Salão Barg

 

A Sociedade Recreativa Rio da Luz é mais conhecida por Salão Barg. A construção em estilo enxaimel conta com uma pista de dança assentada sobre molas.
Estrada Rio da Luz, sn.
Telefone (47) 3376-1429.


Ponte Pênsil J. Alfredo Emendoerfer

 

Localizada a menos de 2 km do Centro de Jaraguá do Sul, foi construída na década de 70 e possui um vão de 30m. As pontes pênceis fazem parte da história da cidade, pois durante muito tempo foram o elo de ligação entre as comunidades separadas pelos rios Jaraguá e Itapocu.
Rua Miguel Salai, sobre o rio Itapocu.


Schützenfest

 

Realizada desde 1989, a Schützenfest faz parte do calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina. O evento reúne no Parque Municipal de Eventos as várias Sociedades de Atiradores do Vale do Itapocu em torno de competições de tiro. A festa conta também com gastronomia típica germânica, shows e dança.

 





Copyright© 2002 - 2015 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet