Guia Santa Catarina - Joinville - Atrativos Naturais

   
 
 

Atrativos Naturais   Voltar ao topo da página
















 

Recanto Jativoca

 

Ocupando uma área total de 2,5 milhões de metros quadrados, o espaço reúne um grande lago para passeios de pedalinhos e um minilago com pesque-pague para crianças. O visitante pode também andar a cavalo, passear de charrete e fazer caminhadas pelas trilhas. O Recanto oferece serviços de alimentação.
Rua Jativoca s/n – Nova Brasília.
Telefone: (47) 3454-0003.

 
 

Parque Caieira

 

Com mais de um milhão de metros quadrados, o Parque da Caieira é uma área de reserva ambiental e patrimonial destinada ao conhecimento da natureza e ao lazer contemplativo e cultural. A rica fauna e flora é caracterizada pelos ecossistemas de manguezais e restingas, que aproximam-se do espelho d'água formado pela Lagoa do Saguaçu, e caracterizam o local como um cenário natural inesquecível. O nome Parque Natural Municipal da Caieira vem do fato do local ter sido uma área muito explorada comercialmente para a extração e beneficiamento da cal, que era obtido pela queima, em fornos, das conchas que formavam o sambaqui da região.

Para que o visitante possa conhecer as belezas naturais e os demais atrativos do Parque da Caieira, foi implantada infra-estrutura de atendimento ao visitante em completa harmonia com a natureza, destacando-se o Centro de Apoio ao Visitante, as trilhas ecológicas, auditórios, sanitários, minilanchonete, decks por onde os visitantes poderão passear pelo local e ainda um mirante, com 18 metros de altura, de onde tem-se uma visão privilegiada do parque, da Lagoa do Saguaçu e da Baía da Babitonga.
Rua Waldomiro Rosa - Ademar Garcia. Obs: a rua é sem saída.
Horário: de quarta-feira a domingo das 8h às 17h.
Telefone: (47) 3454-9018.

Estrada Dona Francisca e Região do Quiriri

 

O passeio pela Estrada Dona Francisca e Região do Quiriri proporciona ao visitante um programa belíssimo e cercado pela paisagem encantadora do meio rural, onde é possível também comprar artesanatos em madeira, produtos coloniais, flores e plantas da região em diversas propriedades. Os passeios podem ser agendados antecipadamente pelo telefone (47) 3427-5623.

Piraí

 

Distante dez quilômetros do centro de Joinville, o turismo rural da Estrada Piraí inclui, em meio à beleza natural de seus recantos, a comercialização de produtos feitos pelas pessoas da região. Entre as delícias caseiras destacam-se: pães, bolachas, geléias, queijos, bolos e também o artesanato. No roteiro, parques aquáticos, rios e cachoeiras celebram a integração entre o homem e a natureza. Alguns empreendimentos trabalham o Turismo de Aventura, Ecoturimo e a Educação Ambiental.

Morro do Finder

 

Com uma área de 50.000 metros quadrados, o Parque Municipal Morro do Finder exerce papel fundamental no ambiente urbano através da estabilização climática, redução de ruído, abrigo para espécies animais e também como área de lazer saudável para a população. Localizado na área central, é um local turisticamente importante e muito visitado, cujo atrativo é a sua floresta extremamente significativa, reunindo exemplares da Mata Atlântica, espécies diversificadas da fauna, algumas nascentes e vista panorâmica para a Baía da Babitonga. Dentre as espécies vegetais destacam-se: canela preta (Ocotea catharinensis), cedro (Cedrela fissilis), canicrana (Cabralea canjerana), peroba (Aspidosperma pavifolium), pau-óleo (Copaifera trapezifolia) e, principalmente, o palmiteiro (Euterpe edulis), espécie de grande importância dentro de seu ecossistema. Foi o primeiro parque de preservação, conservação e educação ambiental de Joinville, criado especialmente para estas finalidades.
Rua Antônio Hoitsch – Iririú.
Atendimento todos os dias das 8h às 18h.
Telefone (47) 3431-3452.

Rua das Palmeiras – Alameda Brüstlein

 

Antiga alameda que dava acesso ao Palácio dos Príncipes, hoje Museu Nacional de Imigração e Colonização, impressiona pela beleza e exuberância das palmeiras imperiais gigantescas, que pertencem ao Patrimônio Histórico Nacional desde 1982. Aberto à visitação do público diariamente. Entrada pela Rua Rio Branco ou pela rua do Príncipe, no centro de Joinville.

Parque Zoobotânico

 

Com uma área de 40.000 metros quadrados, o parque foi criado com o objetivo de valorizar a Mata Atlântica e sua fauna, além de atender a uma antiga reivindicação da comunidade por uma área de lazer. O plantel do parque é formado por aproximadamente 200 animais, que são mantidos em regime de cativeiro, e por uma grande variedade de animais que co-habitam o complexo florestal do Morro do Boa Vista e procuram o parque em busca de alimentos e abrigos seguros. Além dos atrativos naturais, o espaço também dispõe de parque infantil e quiosques para piqueniques.
Rua Pastor Guilherme Rau, s/n.
Atendimento de terça-feira a domingo das 9h às 18h.
Telefone (47) 3431-5016.

Estrada Bonita

 

Um caminho sinuoso leva o visitante a uma região de beleza única e encantos naturais. O lugar, quase inalterado, é formado por pequenas e bem cuidadas propriedades que lembram uma antiga colônia do século XIX, onde os moradores comercializam produtos coloniais e caseiros e fazem da pesca uma agradável opção de lazer. O lugar possui opções de hospedagem, restaurantes e café colonial. Localizada a 20 km do Pórtico de Joinville – BR 101, Pirabeiraba.

Serra Dona Francisca

 

Com um trecho de dez quilômetros pertencente à SC-301, a sinuosa estrada que liga Joinville a Campo Alegre e São Bento do Sul é um dos mais belos cenários naturais da região norte de Santa Catarina. Subindo ou descendo a estrada, é possível contemplar a vegetação exuberante da Floresta Atlântica misturada às flores cultivadas nos jardins das residências que margeiam a via. A paisagem ainda conta com cachoeiras de pequenos córregos ou rios, ao longo da estrada, cujas águas descem morro abaixo entre as pedras e rochas. Além disso, a estrada conta com uma iluminação especial, deixando o trecho ainda mais bonito e seguro, nos dias de neblina.

Baía da Babitonga

 

É um dos mais belos e pouco conhecidos ecossistemas do país e tem, às suas margens, as cidades de Joinville e São Francisco do Sul. Com seus 130 quilômetros quadrados de área, cercada por manguezais e por grandes áreas de Mata Atlântica ainda intocada, ela é habitat de diversas espécies da fauna marinha e terrestre. Partindo de Joinville, de barco, é possível desfrutar de um passeio recheado de belezas naturais e verde.

Veja mais sobre a Baía da Babitonga

Sambaquis

 

Calcula-se que os primeiros habitantes da região de Joinville viveram em 4.800 a.C. Os indícios da presença desses moradores encontram-se nos mais de 40 sambaquis e sítios arqueológicos do município, sendo que dez deles encontram-se na área urbana. O homem-do-sambaqui tinha hábitos de agricultura mas era na pesca e na coleta de moluscos que obtinha sua subsistência. Essa cultura pode ser melhor conhecida com uma visita ao Museu Arqueológico de Sambaqui ou ao que ainda é conservado no bairro Boa Vista e no Parque Caieira.

 





Copyright© 2002 - 2015 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet

Empresas associadas:
Joinville
Hotéis e Pousadas
Locadoras de Veículos
Florianópolis
Locadoras de Veículos
Hotéis
Casas e Apartamentos
Aluguel Anual
Imobiliárias
Hotéis para Animais
Pousadas
Residenciais, Aparts e Flats
Albergues, Hostels ou Backpackers
Campings
Vans e Ônibus - Traslados
Ecoturismo
Agências de Turismo
Taxi
Passeios de Barco
Transporte Rodoviário
Fretes e Mudanças
Imbituba

Cabanas Alto Mar

Garopaba
Le Mans Rent a Car
Palhoça

Pousada Amarelo Hibisco
Praias de Floripa

Bombinhas

Aquarela do Mar Pousada
Pousada George´s Village
Pousada Pedra Salgada
Pousada do Arvoredo

Le Mans Rent a Car
Pousada Águas do Marical

Anitápolis
Pousada Recanto das Cachoeiras
Alfredo Wagner
Hospedaria Pedra Branca