Guia Santa Catarina - Lages, a cidade da Festa do Pinhão - Serviços, Pontos Turísticos e Atrativos Naturais

   
Voltar à página inicial do Guia Santa Catarina
 
Florianópolis – 114 Km
Blumenau – 65 Km
Balneário Camboriú – 35 Km
Aeroporto de Navegantes – 8 Km
Joinville – 70 Km
Porto Alegre – 600 Km
Curitiba – 190 Km
São Paulo – 590 Km
Como chegar

 Lages , 26 de Fevereiro de 2017














Localizada no centro do Planalto Serrano de Santa Catarina, Lages ainda conserva o clima tropeiro da época de sua fundação. As temperaturas são agradáveis no verão e podem chegar abaixo de 0ºC no inverno. Quem curte o aconchego das conversas ao redor do fogo de chão, tradição tem muito o que fazer na cidade, que preserva estas características em suas fazendas.


Com cerca de 160 mil habitantes, Lages tem a tranquilidade de uma cidade pequena. Mas quem gosta de agitação também tem seu lugar. Os bares e boates ficam cheios nos finais de semana e mostram que o lageano sabe se divertir. Lages é assim: hospitaleira e agitada.

Festa do Pinhão

Se a visita a cidade for programada para o feriado de Corpus Christi, o visitante encontrará Lages em época de Festa do Pinhão. A festa é realizada anualmente, sempre nessa época do ano, e tem, entre suas atrações, shows nacionais, apresentações e bailes gauchescos, mostras culturais e artesanato da região. Os turistas ainda podem experimentar a culinária feita com pinhão e, se tiverem sorte, podem enfrentar temperaturas bem próximas de zero.

História

A história de Lages inicia-se em 1766, quando o governador da Capitania de São Paulo – que se estendia até a região - incumbiu o bandeirante Antônio Correia Pinto de Macedo de fundar um povoado. A localidade deveria servir como defesa contra a invasão dos espanhóis que cobiçavam as terras, ao mesmo tempo em que oferecia proteção aos tropeiros e viajantes que cruzavam o Planalto Serrano transportando gado do Rio Grande do Sul para São Paulo. A fundação do povoado de Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lajens foi oficializada em 22 de novembro de 1766. Em maio de 1771, a povoação foi elevada à categoria de vila, permanecendo assim até 1820, quando foi desanexada de São Paulo e passou a fazer parte de Santa Catarina.

A partir da década de 50 do século XX, a cidade inicia seu ciclo de exploração da madeira. Nessa época, Lages enriqueceu bastante, tornando-se um pólo estadual de política e cultura. A indústria madeireira tem seu espaço até hoje em Lages. Mas se ontem se explorava a araucária, hoje se explora o pinus e o eucalipto.

Turismo Rural

Com todas essas origens, Lages é o berço do turismo rural no Brasil. Foi na década de 80 que as fazendas abriram suas portas para visitantes e turistas. Lages possui mais de 500 leitos em hotéis-fazenda. Vários desses estabelecimentos são conhecidos nacionalmente por oferecer hospedagem de qualidade. As fazendas ainda possuem programas típicos e tradicionalistas como bailes, passeios a cavalo, pesca em açudes, caminhadas e trilhas.

 

Águas catarinenses

O Guia Santa Catarina disponibiliza um relatório de balneabilidade com base no monitoramento da Fundação do Meio Ambiente - FATMA nas águas das praias de toda Santa Catarina.

Regiões catarinenses

Toda a beleza e diversidade de Santa Catarina foi classificada em dez roteiros turísticos que o Guia Santa Catarina apresenta para você. Escolha seu destino.


Procura Guia Santa Catarina

Google
 

Lages

Lages

Lages
 




Copyright© 2002 - 2015 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet

Empresas associadas:
Santa Catarina
Locadoras de Veículos
Florianópolis
Locadoras de Veículos
Hotéis
Casas e Apartamentos
Aluguel Anual
Imobiliárias
Hotéis para Animais
Pousadas
Residenciais, Aparts e Flats
Albergues, Hostels ou Backpackers
Campings
Vans e Ônibus - Traslados
Ecoturismo
Agências de Turismo
Taxi
Passeios de Barco
Transporte Rodoviário
Fretes e Mudanças
Imbituba

Cabanas Alto Mar
Village Rosa
Pousada Sol & Sal

Garopaba
Le Mans Rent a Car
Palhoça

Pousada Amarelo Hibisco
Praias de Floripa

Bombinhas

Aquarela do Mar Pousada
Pousada George´s Village
Pousada Pedra Salgada
Pousada do Arvoredo

Le Mans Rent a Car
Pousada Águas do Marical

Anitápolis
Pousada Recanto das Cachoeiras
Alfredo Wagner
Hospedaria Pedra Branca