´╗┐ Guia Santa Catarina - Lages - Pontos Turísticos

   
 

Pontos Turísticos
 

Pontos Turísticos Voltar ao topo da página
´╗┐











    
 

Por ser uma cidade muito antiga, reserva lugares fascinantes que contam a sua história com muito gosto. Especialmente no inverno, o turismo rural ganha inúmeros adeptos, que busca o ar bucólico do interior da serra catarinense. Para quem gosta de arquitetura, basta um passeio para se deparar com construções fabulosas, muitas em estilo Art Déco.


Coxilha Rica

   

Situada na zona rural de Lages, é uma planície de campos com cerca 100 quilômetros de extensão, localizada a mais de mil metros acima do nível do mar. É convite para retornar 270 anos na história quando o grande tropeiro português Cristóvão Pereira de Abreu iniciou o transporte de tropas de mulas e bovinos entre a bacia do Prata e as regiões de São Paulo e Minas Gerais, no século XVIII. Graças a sua beleza natural e às suas fazendas centenárias, a Coxilha Rica é uma região propícia ao turismo rural.


  

Caminho das Tropas

   

São corredores de muros de pedra, também conhecidos como taipas, que serviam para conduzir e não dispersar o gado na época das tropas. Essas verdadeiras relíquias remetem à época da fundação de Lages e podem ser encontrados no interior do município, principalmente na região da Coxilha Rica.

Morro da Cruz

   

Local de peregrinação religiosa, principalmente na Sexta-Feira Santa. Em seu topo há uma cruz e uma gruta. Para subir, há uma escadaria com 500 degraus, contruídos em 2000, quando o Brasil completou 500 de colonização portuguesa. Além disso, o local recebe os praticantes de vôo livre e parapente. Acesso pela Av. Dom Pedro II, ao lado da igreja do Navio.

Capela e Convento Franciscano

 

Foi com a chegada do frei alemão Rogério Neuhaus à Lages, em 1892, que se inicia a construção do convento – inaugurado em 1897 – e da capela – inaugurada em 1932. O conjunto foi restaurado em 2001 e é um dos destaques arquitetônicos da cidade.
Rua Lauro Muller, - Centro


Edificações em estilo Art Déco

 

Construídas entre as décadas de 40 e 60, no auge da exploração da araucária, as edificações estão espalhadas pela cidade, principalmente pelo centro. Na época havia uma lei para que todas as casas fossem construídas nesse estilo. Entre as principais construções, estão o prédio dos Correios, o Mercado Público e a maioria dos prédios situados na Praça João Costa e no Calçadão Túlio Fiuzza de Carvalho.

Teatro Marajoara

 

Inaugurado em 1947 e tombado em 1997 como patrimônio histórico do município, o teatro é um perfeito exemplo da arquitetura Art-Déco. Com influências da cerâmica marajoara, possui capacidade para 520 pessoas. É um dos locais de realização do Festival de Teatro de Lages, o Fetel, que é realizado anualmente em setembro. O local, que já foi cinema e igreja evangélica, atualmente é um prédio privado alugado pela prefeitura.
Rua Presidente Nereu Ramos, 74 - Centro.
(49) 3224-8325


Mesquita Islâmica

 

Foi a primeira mesquita construída em Santa Catarina e a quinta no Brasil. Inaugurada em 1977, a construção caracteriza-se pelos trechos do Alcorão talhados no portal de madeira e por não possuir bancos no salão do templo, seguindo as tradições islâmicas.
Av. Castelo Branco, s/n
(49) 3223-1378


Igreja Santa Cruz

 

Situada no local onde os antigos tropeiros costumavam se reunir, a igreja abriga uma cruz que os fiéis acreditam aumentar de tamanho, em função da passagem do Monge João Maria pelo local no início do século XX.
Praça Siqueira Campos, s/n - Centro.
(49) 3222-2710


Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres

 

Em estilo gótico, foi construída com blocos de pedra laje, cuja abundância na região originou o nome da cidade. Após dez anos de trabalho, foi inaugurada em 1922. O peso dos três sinos, trazidos da Alemanha, totaliza 3 toneladas. O maior deles, batizado de Cristo Salvador, tem 1520 kg. Só o badalo pesa 87 kg.
Rua Benjamim Constant, s/n - Centro.


Parque Conta Dinheiro

 

Local onde são realizados diversos eventos em Lages, como a Festa Nacional do Pinhão. O local tem esse nome pois era ali que se faziam as trocas comercias nos primeiros anos da cidade. No Parque está localizada a Casa da Tradição, onde se realizam bailes e eventos tradicionalistas.
Av. Luiz de Camões - Bairro Conta Dinheiro


Parque Jonas Ramos

 

Chamado até hoje de “tanque”, foi construído por volta de 1771 a partir de um pequeno córrego represado para que as mulheres lavassem as roupas sem risco de ataques de índios e de animais. O lago foi urbanizado e hoje é um parque com destinado ao lazer. Uma antiga lenda – a lenda da serpente do tanque – conta que, desde que uma mãe jogou o filho no lago, o local abriga uma serpente gigante, que só não ataca a cidade graças à proteção da padroeira Nossa Senhora dos Prazeres.

Museu Maliverni Filho

 

Apresenta cerca de 2 mil peças, entre desenhos, pinturas, esculturas, fotos e documentos daquele que é considerado o maior artista plástico lageano, morto em 1971. Suas pinturas mais célebres reproduzem as paisagens da região. Agostinho Maliverni Filho era também escultor e muitas de suas peças estão nas praças da cidade, como a estátua de Correia Pinto. Estão no museu o primeiro quadro de Maliverni Fiho, pintado aos 13 anos, e o último e inacabado, de 1971. Uma sala é reservada a aos novos artistas da cidade.
Rua Manoel Thiago de Castro, 109 - Centro.
(49) 3222-7831.
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Horários especiais podem ser agendados.


  

Museu Histórico Thiago de Castro

 

Criado em 1943, reúne o maior acervo documental particular do Estado. São mais de 3 mil objetos, entre vasos, louças, utensílios domésticos e roupas, além de 20 mil documentos e fotos.
Benjamin Constant, esquina com Hercílio Luz - Centro.
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

(49) 3222-7603

Monumento a Antonio Correia Pinto de Macedo

 

A estátua do fundador de Lages pesa meia tonelada e tem três metros de altura. O pedestal é um bloco de pedra bruta que representa o planalto selvagem da época da fundação da cidade. Fundida em bronze, ela foi esculpida pelo Lageano Maliverni Filho com trajes característicos do bandeirante paulista de origem portuguesa.

Memorial Nereu Ramos

 

Localizado ao lado do histórico Colégio Vidal Ramos, o Memorial abriga os restos mortais do único catarinense que chegou à Presidência da República. No local, também há fotos documentos e objetos pessoais de Nereu Ramos. Membro de uma tradicional família lageana ligada à política (seu pai Vidal Ramos, por exemplo, foi governador do estado), Nereu era presidente do Senado quando assumiu a presidência em 1955. Três meses depois, passou o cargo a Juscelino Kubitschek. Morreu em um acidente aéreo, em 1958, nas proximidades de Curitiba.
Rua Frei Rogério, esquina com Aristiliano Ramos - Centro.
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

(49) 3223-5410 / 3224-7425

Cacimba da Santa Cruz - Praça Siqueira Campos

 

Fonte de água potável nos tempos da fundação de Lages, foi urbanizada no final do século XIX. Desativada em 1968, a cacimba foi restaurada em 1976 e declarada monumento histórico da cidade.

Colégio Vidal Ramos

 

Inaugurado em 1912, era o maior colégio de Santa Catarina na época. Embora continue funcionando como colégio, a construção em estilo neoclássico está aberta à visitação. Já existe um projeto que pretende transformar o colégio num espaço cultural.
Rua Vidal Ramos Júnior, 153 - Centro.
(49) 3224-8325


Colégio Vidal Ramos

 

Inaugurado em 1912, era o maior colégio de Santa Catarina na época. Embora continue funcionando como colégio, a construção em estilo neoclássico está aberta à visitação. Já existe um projeto que pretende transformar o colégio num espaço cultural.
Rua Vidal Ramos Júnior, 153 - Centro.
(49) 3224-8325


Col├ęgio Vidal Ramos

 

Inaugurado em 1912, era o maior col├ęgio de Santa Catarina na ├ępoca. Embora continue funcionando como col├ęgio, a constru├ž├úo em estilo neocl├íssico est├í aberta ├á visita├ž├úo. J├í existe um projeto que pretende transformar o col├ęgio num espa├žo cultural.
Rua Vidal Ramos J├║nior, 153 - Centro.
(49) 3224-8325

 



Copyright © 2002 - 2015 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet

Empresas associadas:
Santa Catarina
Locadoras de Veículos
Florianópolis
Locadoras de Veículos
Hotéis
Casas e Apartamentos
Aluguel Anual
Imobiliárias
Hotéis para Animais
Pousadas
Residenciais, Aparts e Flats
Albergues, Hostels ou Backpackers
Campings
Vans e Ônibus - Traslados
Ecoturismo
Agências de Turismo
Taxi
Passeios de Barco
Transporte Rodoviário
Fretes e Mudanças
Imbituba

Cabanas Alto Mar
Village Rosa
Pousada Sol & Sal

Garopaba
Le Mans Rent a Car
Palhoça

Pousada Amarelo Hibisco
Praias de Floripa

Bombinhas

Aquarela do Mar Pousada
Pousada George´s Village
Pousada Pedra Salgada
Pousada do Arvoredo

Le Mans Rent a Car
Pousada Águas do Marical

Anitápolis
Pousada Recanto das Cachoeiras
Alfredo Wagner
Hospedaria Pedra Branca