Guia Santa Catarina - Laguna - Turismo, lazer, Mar Grosso, Farol de Santa Marta, hotéis, pousadas, fotos, Itabirubá, Gravatá, lagoas, baleias, Anita Garibaldi, serviços, Praia do Forte, Carnaval de rua, utilidades

   
Voltar à página inicial do Guia Santa Catarina
 

Distância de Florianópolis - 118 km
Distância de Curitiba - 410 km
Distância de Porto Alegre - 362 km
Distância de Tubarão - 30 km
Principais Atrativos – Centro histórico, museus, Farol de Santa Marta, praias

Balneabilidade, Como chegar

Laguna, 20 de Outubro de 2014












Um passeio por ruas estreitas de paralelepípedo, casarios antigos, uma quinta portuguesa, largos e praças. O conjunto que mais parece um cenário montado para um filme ou novela compõe o centro histórico de Laguna, no litoral sul catarinense. Terceira cidade mais antiga do Estado, Laguna guarda registros de importantes acontecimentos da história do Brasil. Esse patrimônio, aliado a belezas naturais como praias e lagoas, enche os olhos dos visitantes, que encontram na cidade as mais variadas formas de lazer.

Com cerca de 50 mil habitantes, Laguna se transforma durante a temporada de verão. São turistas de todo o Brasil e também de países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Além das praias, a costa de Laguna reserva outras surpresas, como os Molhes da Barra, as lagoas de Santo Antônio e Imaruí, e o Farol de Santa Marta, com uma vista encantadora da região

Se a opção não for pelas ondas ou pela paisagem natural, pode-se aprender um pouco mais sobre a história da cidade e do Brasil visitando o Museu Anita Garibaldi, onde, em 1839, foi proclamada a República Juliana, durante a Revolução Farroupilha. O passeio continua pela Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, com altares construídos em estilo Barroco e detalhes em ouro. No centro histórico ainda é possível conhecer o Museu Casa de Anita, o Marco de Tordesilhas, a Fonte da Carioca , a Casa Pinto D'Ulysséa (réplica de uma Quinta portuguesa), além do Mercado Público e as Docas.

Para encerrar a temporada
Se passar alguns dias em uma cidade que oferece todos esses atrativos já é bom, imagine participar do maior carnaval do sul do Brasil. A festa começa um mês antes, quando as escolas de samba realizam ensaios, desfilando no centro da cidade. Mas o ponto alto da festa está no final de semana do carnaval, com o desfile oficial dos blocos e escolas, além do encontro de milhares de jovens na Praia do Mar Grosso, embalados pelo som de bandas e trios elétricos. Uma famosa tradição lagunense é o “Bloco da Pracinha”, que no domingo de carnaval parte do Bairro Magalhães e segue até a Praia do Mar Grosso, seguido pelos foliões. E o número de turistas que escolhem Laguna para passar o carnaval comprova o tamanho da festa: somente em 2005, a cidade recebeu cerca de 250 mil visitantes durante o carnaval.

Atrativa o ano inteiro
Apontada como um dos pólos turísticos do Estado, Laguna possui um excelente parque hoteleiro, pousadas, campings e restaurantes. O turista também encontra um comércio variado, teatro, cinema e shopping. E a cidade não é procurada apenas no verão. Durante o ano letivo, muitas escolas programam passeios com seus alunos, que podem ter uma aula de história usando a cidade como cenário. Outra atração do calendário de Laguna são as festas religiosas, como a de Santo Antonio dos Anjos, padroeiro da cidade.

A atividade pesqueira, além de ser uma das principais fontes de renda do município, atrai a atenção dos visitantes que observam a pesca da tainha no canal da barra. Enfileirados e com as tarrafas prontas para o arremesso, os pescadores aguardam a presença dos botos, que auxiliam na pesca empurrando os cardumes para as margens do canal, o que facilita a captura. Já à noite, a pesca do camarão faz das lagoas de Santo Antônio e Imaruí um espetáculo à parte. Observadas à distância, as milhares de lâmpadas a gás usadas para atrair o camarão até as redes transformam a superfície da água em uma “cidade flutuante”.
- Foto Pesca do Camarão nas lagoas de Laguna

Um Pouco de História
Muito antes de sua fundação oficial (1676) Laguna serviu de referência para a assinatura do Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha. Os países estabeleceram uma linha imaginaria, 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde, passando ao norte por Belém do Para, e ao Sul por Laguna. As terras situadas a leste do meridiano ficaram com Portugal. No século XVIII, a região foi um posto da coroa portuguesa, auxiliando no desbravamento e na defesa do território durante as disputas por terra com a Espanha. Nesse período também ocorre a chegada dos imigrantes açorianos, cujas tradições e cultura são mantidas até hoje entre os lagunenses.

A cidade participou de momentos marcantes da história brasileira, como a Revolução Farroupilha, iniciada em 1835 a partir da revolta dos estancieiros gaúchos contra o governo imperial. Depois de proclamada a República Rio-Grandense, o movimento se estendeu para Santa Catarina. Com o objetivo de conquistar um porto, os republicanos tomaram Laguna, liderados por Davi Canabarro e Giuseppe Garibaldi. Em julho de 1839 é proclamada a República Juliana, independente do Império Brasileiro e tendo Laguna como capital. Apesar da curta duração, apenas 4 meses, a República Juliana marcou a cidade não só pelo contexto político, mas por colocar uma lagunense em um lugar de destaque na história.

A jovem Ana Maria de Jesus Ribeiro conhece Giuseppe Garibaldi durante a invasão de Laguna e decide ficar ao seu lado. Nasce Anita Garibaldi, que lutando com o marido deu provas de coragem ao participar de batalhas em Imbituba e Curitibanos, onde chegou a ser capturada. Em 1847, Anita parte para a Itália, seguida de Giuseppe Garibaldi, onde também lutam pelo movimento de unificação daquele país. A defesa dos ideais de justiça e liberdade em movimentos no Brasil e na Europa lhe renderam o título de “Heroína dos dois Mundos”.

 
 

Águas catarinenses

O Guia Santa Catarina disponibiliza um relatório de balneabilidade com base no monitoramento da Fundação do Meio Ambiente - FATMA nas águas das praias de toda Santa Catarina.

Regiões catarinenses

Toda a beleza e diversidade de Santa Catarina foi classificada em dez roteiros turísticos que o Guia Santa Catarina apresenta para você. Escolha seu destino.


Procura Guia Santa Catarina

Google
 


Docas e o Casario colonial ao fundo

Matriz Santo Antonio dos Anjos - Recentemente restaurada

Praia do Farol e a movimentada vila
 



Copyright© 2002 - 2013 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet

Empresas associadas:
Florianópolis
Hotéis
Casas e Apartamentos
Aluguel Anual
Imobiliárias
Hotéis para Animais
Pousadas
Residenciais, Aparts e Flats
Albergues, Hostels ou Backpackers
Motéis
Campings
Vans e Ônibus - Traslados
Ecoturismo
Casas de Câmbio
Locadoras de Veículos
Agências de Turismo
Taxi
Passeios de Barco
Transporte Rodoviário
Fretes e Mudanças
Imbituba

Cabanas Alto Mar
Village Rosa
Pousada Cantinho do Rosa

Garopaba
Le Mans Rent a Car
Palhoça

Pousada Amarelo Hibisco
Praias de Floripa

Bombinhas

Aquarela do Mar Pousada
Pousada George´s Village
Pousada Pedra Salgada
Pousada do Arvoredo

Le Mans Rent a Car
Pousada Águas do Marical

Anitápolis
Pousada Recanto das Cachoeiras
Alfredo Wagner
Hospedaria Pedra Branca