Guia Santa Catarina - Laguna - Atrativos Naturais

   
 

   
Praias
   
Outros
   

Praias Voltar ao topo da página












 

O extenso litoral de Laguna (28 km) é composto por 16 praias, que satisfazem os turistas que procuram descanso, ou aqueles que preferem o agito e a prática de esportes náuticos. Uma das mais conhecidas é a Praia do Mar Grosso, com uma completa infra-estrutura de serviços. A praia do Farol também oferece boas condições de hospedagem e alimentação, sendo muito freqüentada pelos jovens, atraídos pelas boas ondas e pela agitação. Por outro lado, Laguna guarda alguns recantos, como a Praia do Gravatá e do Siri, ainda agrestes. Se a preferência é pelo surf, a Praia do Cardoso é um destino certo.

Além dos Molhes da Barra e do Farol de Santa Marta, os visitantes podem caminhar por trilhas como a dos Butiazeiros, que leva à Praia do Gravatá, e a Trilha dos Sambaquis, na Praia do Farol. Outra opção são os passeios de escuna, que partem das Docas, no centro da cidade.

 


Praias do Norte

Praia de Itapirubá

 

Divisa com o município de Imbituba, Itapirubá é a continuação da praia da Vila Nova, também apresentando boas condições para o surf. Com 12 km de extensão, possui boa estrutura de hotéis, pousadas, bares e restaurantes.


Praia do Sol

 

Situada ao norte da Praia do Gi, a localidade está em fase de desenvolvimento, apresentando boa urbanização.


Praia do Gi

 

Possui 6 km de extensão com águas limpas e cristalinas. É bastante procurada por moradores e também por surfistas, que identificam o lado norte como “Pico do Cavalinho” e o lado sul como “Pico da Baleia”. Na extremidade norte, a Ponta do Gi intriga os visitantes com a famosa Pedra do Frade.


Praia do Iró

 

Faixa de praia que separa o Mar Grosso da Praia do Gi. O local é conhecido por suas pedras avermelhadas (rara formação rochosa de granito) que avançam o mar e dão um visual diferente para a praia.


Praia do Mar Grosso

 

Distante 4 km do centro da cidade, é uma dos mais conhecidas e procuradas pelos turistas. O balneário possui completa infra-estrutura de hotéis, campings, pousadas, casas para aluguel, restaurantes, bares e boates. Durante o dia o lazer está garantido nas areias da praia ou sobre a prancha, principalmente na parte sul do balneário, onde se encontra o Molhes da Barra. Com 1 km de extensão que avança para dentro do mar, o local permite a perfeita formação de ondas, e garante ao visitante a observação da pesca com ajuda dos botos, além de um bonito visual. A orla é o ponto de encontro da juventude, com bares com música ao vivo e casas noturnas. Praças e o calçadão também são freqüentadas pelas famílias para passeios.
- Praia do Mar Grosso, uma das mais movimentas

 

Praias do Sul

Praia do Tamborete

 

Próxima aos molhes do sul, é procurada por aqueles que gostam de acampar e também por surfistas. Possui belos costões e do alto do Morro do Tamborete é possível avistar várias praias. Para chegar à praia é preciso fazer a travessia de balsa sobre os Molhes da Barra.


Praia do Gravatá

 

O acesso à praia é feito somente por trilhas a pé, como a dos Butiazeiros, que parte da Ponta da Barra até o mar. A praia deserta atrai surfistas pela qualidade das ondas. O acesso à praia é feito a partir da travessia dos Molhes da Barra, por balsa.


Praia do Manelone ou do Siri

 

Com 1 km de extensão, também é uma praia deserta, com acesso semelhante ao da Praia do Gravatá. No final da faixa de areia existe um costão com aproximadamente 40 metros de altura. Também possui ótimas condições para o surf. Para chegar à praia é preciso fazer a travessia de balsa sobre os Molhes da Barra


Praia da Teresa

 

Muitos moradores das cidades vizinhas escolhem essa praia para curtir momentos de descanso e lazer. Protegida do vento, a boa formação de ondas também garante a presença dos praticantes do surf. O acesso à praia é feito a partir da travessia dos Molhes da Barra, por balsa.


Praia do Ipuã ou Ilhota

 

Procurada por veranistas de outros estados, a praia passa por um recente processo de urbanização. Para chegar à praia é preciso fazer a travessia de balsa sobre os Molhes da Barra.


Praia da Galheta

 

Com 3 km de extensão, a praia é destino certo para aqueles que preferem locais mais desertos, seja para construir uma casa de veraneio, ou para passar alguns dias. O turista encontra serviços de pousada, casas para aluguel, restaurantes e lanchonetes. O acesso à praia é feito a partir da travessia dos Molhes da Barra, por balsa.


Praia do Farol

 

Muito freqüentada por surfistas, a Prainha, como também é chamada, é um dos pontos de encontro da juventude, com bares e restaurantes à beira mar. Um dos principais atrativos é o Farol de Santa Marta. Possui estrutura de hotéis e pousadas. Para chegar à praia é preciso fazer a travessia de balsa sobre os Molhes da Barra.


Praia do Cardoso

 

Próxima ao Farol, é uma das praias com maior ondulação, com ótimas condições para o surf. Também é conhecida como praia dos pescadores, por ser um ponto de partida dos barcos pesqueiros. O acesso à praia é feito a partir da travessia dos Molhes da Barra, por balsa.

Praia da Cigana

 

Uma dos recantos tranqüilos do litoral lagunense, também é procurada por aqueles que desejam descansar e aproveitar um banho de mar, além dos pescadores. Para chegar à praia é preciso fazer a travessia de balsa sobre os Molhes da Barra.

Praia de Cabeçudas

 

Está situada à beira das lagoas Santo Antônio e Imaruí, próxima no trevo de acesso a cidade de Laguna. O local é mais freqüentado pelos moradores e por veranistas da região.

 

 


Outros atrativos naturais Voltar ao topo da página

 

Molhes da Barra

 

É o ponto onde as águas das lagoas e do Rio Tubarão encontram o mar. O local e freqüentado pelos pescadores, que contam com a ajuda dos botos para a captura dos cardumes. Outra presença certa na região são os surfistas.


Pedra do Frade

 

 

Localizada na ponta norte da Praia do Gi, a composição intriga os visitantes, seja pela origem ou pelo desafio à gravidade. Trata-se de uma pedra retangular com 9 metros de altura por 5 de diâmetro, inclinada em relação ao solo rochoso onde esta em pé. No alto desta pedra, outro pedaço de rocha, menor, que curiosamente se equilibra sobre a primeira.


Lagoas de Santo Antônio e Imaruí

 

Além do importante papel que cumprem na economia do município, a partir da pesca do camarão, as lagoas possuem potencial turístico. As surpresas estão em um passeio de barco, no por do sol visto das Docas, e ao anoitecer, quando o espelho d’agua é coberto pelo brilho das lâmpadas a gás, acesas pelos pescadores para a captura do camarão.

Observação de Baleias

 

Laguna está situada no limite sul da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que se estende do sul da Ilha de Santa Catarina até o Cabo de Santa Marta. Entre os meses de junho e novembro, as baleias procuram as águas quentes do litoral catarinense para procriar e amamentar os filhotes. Essa visita ilustre chama a atenção dos turistas, atraídos por uma modalidade diferente de ecoturismo, o whale watching (observação de baleias). Apesar de estar dentro da área de proteção, os melhores pontos para observação das baleias estão nos municípios de Imbituba e Garopaba, onde se encontram as empresas especializadas nesse tipo de turismo.

 

 



Copyright 2002 - 2013 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet