Guia Santa Catarina - Porto Belo - Atrativos Naturais

   
 
Praias
Ilha de Porto Belo

Praias   Voltar ao topo da página











 

Perequê é a maior praia do município e uma das mais movimentadas. Com águas calmas e grande faixa de areia, muitos turistas aproveitam para caminhar, jogar vôlei ou futebol e mergulhar. No verão, com a abertura do Café Pinhão - uma das casas noturnas mais badaladas de Santa Catarina - Perequê se transforma. Show nacionais, DJ´s e muita festa fazem da pacata praia uma das noites mais animadas do litoral catarinense.

Além dele, o Rancho do Perê atrai jovens de todas as partes em busca de divertimento. Pertinho dali, entre Perequê e Porto Belo, está o Costão das Vieiras formado por três praias tranqüilas e paradisíacas. Já a praia do Araçá é uma tradicional colônia de pescadores que ainda preserva os costumes e tradições de seus colonizadores. As praias ali são agradáveis e o mar muito calmo e próprio para o banho. Estaleiro é outra que, apesar de afastada e de difícil acesso, é um dos recantos mais indicados para o mergulho. Também, em frente à Ilha de Porto Belo, fica a praia do Baixio, onde os moradores e visitantes praticam esportes náuticos e de areia como o voleibol e futebol.

Praia de Porto Belo

 

Situada na sede do município, a praia de Porto Belo possui águas tranqüilas e ideais para a prática de esportes náuticos. No meio da praia encontram-se as "panelas de bugre", vestígios dos índios carijós, da tribo Tupi-Guarani que habitavam esta região e formavam estas superfícies polidas nas rochas através da preparação de suas armas e ferramentas. É lá que fica o Trapiche dos Pescadores, onde se faz a travessia até a Ilha de Porto Belo ou se aluga uma baleeira para passeio ou pescaria aos arredores. Seguindo pelo canto esquerdo da praia chega-se ao Porto dos Piratas, onde saem as escunas de turismo.

 

Perequê

 

Localizada a 4 quilômetros do centro de Porto Belo, a praia de Perequê é ampla e arborizada. De mar aberto e com grande faixa de areia é boa para o banho e para a prática de esportes como vôlei de praia, futebol, entre outros. Durante o verão, Perequê se transforma. Com a abertura do Café Pinhão, uma das casas noturnas mais agitadas de Santa Catarina, show nacionais, DJ´s e muita festa fazem da pacata praia uma das noites mais animadas do litoral catarinense.

Pousada Vila Verde


Costão das Vieiras

 

Fica entre Perequê e Porto Belo, num costão de pedras incrustradas numa montanha. É formado por três praias tranqüilas e paradisíacas.


Praia do Araçá

 

Comunidade pesqueira que ainda hoje preserva os costumes e tradições de seus colonizadores. As praias ali são agradáveis e o mar muito calmo e bom para o banho.

Resort Refúgio do Estaleiro


Praia do Estaleiro

 

Afastada e de difícil acesso, porém, as águas são transparentes e é um dos recantos mais propícios para o mergulho. A vegetação exuberante e os costões também contribuem com o visual desta belíssima praia.


Praia do Baixio

 

A praia é ampla e sossegada e é um dos mais belos lugares para se apreciar o pôr-do-sol. Fica em frente à Ilha de Porto Belo e é oferece boas condições para praticar esportes náuticos. Lá que alugam-se jet-skys.


Praia do Caixa D'Aço

 

Situado ao Sul de Porto Belo, trata-se de um porto natural com águas mornas e transparentes. Ali, foram montados alguns bares flutuantes, onde os proprietários de lanchas e iates costumam atracar para saborear petiscos à base de frutos do mar.


Ponta de Porto Belo

 

Também chamada de Ponta da Galheta ou Ponta da Garoupa, é possível observar o verde da Mata Atlântica preservada pelo caminho, além de pequenas baías e paredões rochosos beirando o mar. Seguindo a trilha da praia, chega-se ao município vizinho, Bombinhas, passando pelo Parque Municipal da Galheta.

 


Ilha de Porto Belo   Voltar ao topo da página

 

Localizada a 900 metros do continente, a Ilha de Porto Belo (ou Ilha João da Cunha) tem como atrativos naturais a praia com areia clara e mar de águas calmas e transparentes.

O local possui infra-estrutura com restaurante, trilhas ecológicas e subaquáticas, equipamentos náuticos, lojas, quiosques que oferecem lanches e drinques exóticos, e muito mais. O transporte é feito através de escunas ou barco de pescadores locais.

Trilha Ecológica
 
O percurso que dura aproximadamente 50 minutos até a Pedra da Cruz tem estrutura de passarelas e placas indicativas. As atrações, além da mata nativa, são as inscrições rupestres feitas a cerca de 4 mil anos nas rochas, e o mirante.

Trilhas Subaquáticas
 
São seis trilhas subaquáticas, criadas em parceria com o curso de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí. A fauna reúne desde cavalos-marinhos até garoupas.

Esportes náuticos

 
Turistas com vocação esportiva também podem aproveitar o dia para brincar de jet ski, banana boat, canoa canadense e no Aqua Jump (uma cama elástica montada sobre bóias e colocadas no mar).

Gastronomia
 
A Ilha também oferece boas alternativas gastronômicas. No restaurante o cardápio é especializado em frutos do mar e os quiosques na praia servem lanches naturais, pratos japoneses e drinques exóticos.

Cultura
 
Com o objetivo de divulgar e preservar a cultura e a história da comunidade, a Unversidade do Vale do Itajaí instalou na ilha o Ecomuseu. O acervo conta com esqueletos de baleias bryde e falsa orca, com reproduções da Mega Fauna do sul do Brasil e com salas dedicadas às tartarugas e aos cetáceos. O museu também reproduz o laboratório do Dr. Goffergê, médico e botânico na década de 40.

 





Copyright© 2002 - 2013 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet