Guia Santa Catarina - São Francisco do Sul - Atrativos Naturais

   
 

   
Praias
   
Outros
   

Praias, Morros e Cachoeiras Voltar ao topo da página












 

A Ilha de São Francisco do Sul, com a Baía da Babitonga no lado ocidental e com o oceano Atlântico no lado oriental, oferece 13 opções de praia.

As voltadas para o continente têm mar calmo, águas rasas e muitos peixes. Nelas sempre há opções de restaurantes com pratos à base de frutos do mar. Nelas os esportes náuticos são bastante explorados, como o Capri com o Iate Clube e a Praia dos Ingleses com a marina. As demais variam entre praias de mar forte e de mar calmo. Em comum, a água com temperatura agradável.

Ainda na Ilha, dois morros oferecem belas vistas da cidade e do mar. No continente o destaque vai para as diversas quedas d'água existentes em meio à Mata Atlântica.

 

Itaguaçu

 

A 16 quilômetros do centro, esta praia ganhou visibilidade nos últimos anos, deixando de ser um balneário semi-deserto para dar espaço às casas de veranistas.
Possui faixa de areia larga, à exceção das épocas de ressaca, e mar um tanto perigoso, com ondas fortes e vários pontos de repuxo. Durante a temporada, dois postos salva-vidas tomam conta dos banhistas. Mesmo assim, o risco de afogamento é grande.
No canto esquerdo da praia, ao é do morro João Dias, a areia escura é tida como monazítica e bastante procurada para a cura do reumatismo. Nesse canto também há uma bica d´água simples, deixada à disposição por um pescador local.


Ubatuba

 

Situada a 16 quilômetros do centro da cidade, a praia de Ubatuba é separada de Itaguaçu por um pequeno morro com um belo conjunto de pedras.
O mar um tanto bravo é bastante procurado por surfistas mas também dá espaço para banhistas que gostam de ondas. A faixa de areia larga costuma sediar campeonato de vôlei de praia durante o verão.


Enseada

 

Com três quilômetros de extensão, esta praia é a mais procurada por veranistas. De todos os balneários, é o que oferece melhor infra-estrutura em termos de serviços e hospedagem.
Localizada a 20 quilômetros do centro, possui formato de ferradura, deixando o mar calmo, com poucas ondas.
Na praia é possível alugar pedalinhos e caiaques. Os passeios de escuna e de banana-boat também fazem sucesso.


Praia do Molhe

 

No final da Enseada há praia formada entre os molhes do Terminal Marítimo da Petrobrás e o Morro da Enseada é bastante reservada. Para chegar a ela é necessário passar por um pequeno caminho que ladeia o Terminal.
Pequena, com algumas rochas na areia, um costão recoberto de mata nativa e ondas fortes, é bastante procurada por surfistas, pescadores de arremesso e nudistas ocasionais.


Praia da Saudade

 

Também conhecida como Prainha, este é o grande ponto de surfe da Ilha, servindo de sede para os campeonatos da região. É nela que estão concentrados os bares mais badalados da alta temporada.
Com formato de ferradura, é ladeada por dois costões. Em um deles está o mais importante sambaqui de São Francisco do Sul.



Balneário de Capri

 

Distante 19 quilômetros do centro, obriga os visitante a passarem por seis quilômetros de estrada de terra.
Localizada entre a boca da barra e a praia do Forte, possui praia calma, com poucas ondas e pouco movimento.
A procura é maior por conta do Iate Clube, um dos maiores do Estado. Outra atração do lugar são as ruínas do antigo leprosário, lugar onde os portadores de lepra eram isolados.


Praia do Forte

 

Localizada a 17 quilômetros do centro, é muito procurada durante o verão. Uma mureta no início da praia separa a área aberta a banhistas da área reservada aos militares, que têm no pé do Morro João Dias, junto ao Forte Marechal Luz, uma aprazével colônia de férias.
No canto direito, o mar possui ondas calmas e a areia escura possui características monazíticas e é procurada para a cura do reumatismo.
Indo para a esquerda da praia, o mar deixa de ser calmo e dá lugar às ondas e a região conhecida como Sumidouro é particularmente procurada por surfistas.


Praia Grande

 

A mais extensa praia de São Francisco do Sul é palco anual do maior campeonato de pesca de arremesso do sul do Brasil.
Possui cerca de 25 quilômetros de extensão e é praticamente deserta, com formação de dunas ocasionais. O mar grosso, voltado para o oceano, espanta os banhistas, exceto pelos surfistas, que se concentram no canto esquerdo da praia.


Praia do Ervino

 

Recentemente, o canto direito da Praia Grande, próximo ao Canal do Linguado, virou balneário residencial, com muitas casas de veraneio.


Praia dos Ingleses

 

Esta é a praia mais próxima ao centro da cidade. Pequena e voltada para a baía da Babitonga, está localizada ao lado do Porto de São Francisco do Sul. Ali está localizado o antigo estaleiro da empresa Hoepcke. Forma em conjunto com as praias da Figueira, do Salão e do Calixto o badalado Balneário de Paulas.


Praia da Figueira

 

Continuação da Praia dos Ingleses, possui uma marina com grande movimento de embarcações. As atividades náuticas são a principal atração deste pequeno balneário.


Praia do Salão

 

Esta é a praia do Balneário de Paulas efetivamente utilizada por banhistas. Possui uma pequena faixa de areia e águas calmas e rasas.


Praia do Calixto

 

Última praia do Balneário de Paulas, abriga uma importante comunidade pesqueira. É responsável pelo fornecimento de frutos do mar aos vários restaurantes e bares da região.

 

 


Outros atrativos naturais Voltar ao topo da página

 

Vila da Glória

 

Situada na parte continental da cidade, há duas maneiras de chegar na Vila da Glória.
Por terra, é necessário ir pela BR-101 em direção a Curitiba, entrar na cidade de Garuva e passar por Itapoá, por uma estrada de terra ou ainda ir por dentro de Joinville, passando pela praia da Vigorelli.
A outra opção é por mar. Pode-se ir de lancha ou escuna e parar em um dos diversos restaurantes de comida típica, onde a seqüência de frutos do mar é a grande atração. A partir de janeiro de 2005 será reativado o ferry-boat entre Laranjeiras e a Vila da Glória, permitindo que o visitante vá de carro pelo menor caminho.
A vantagem de ir de carro é a autonomia para conhecer as cachoeiras da região, que oferecem piscinas naturais em meio à Mata Atlântica da Serra do Mar.


Morro do Pão de Açúcar

 

Próximo ao centro da cidade, com 150 metros de altitude, é o ponto mais alto da cidade. No topo, além de uma bela cruz de concreto armado, tem-se uma vista panorâmica de toda a baía da Babitonga e da Ilha de São Francisco do Sul. De lá também avista-se a entrada para o Porto de Paranaguá, no Paraná.


Morro da Enseada

 

Localizado no final da praia da Enseada, há uma escadaria com mais de 300 degraus. Do topo, tem-se uma bela visão da orla de São Francisco do sul, da entrada do Porto da cidade e do oceano Atlântico.

 

 



Copyright 2002 - 2013 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet

Empresas associadas:
Florianópolis
Hotéis
Casas e Apartamentos
Aluguel Anual
Imobiliárias
Hotéis para Animais
Pousadas
Residenciais, Aparts e Flats
Albergues, Hostels ou Backpackers
Motéis
Campings
Vans e Ônibus - Traslados
Ecoturismo
Casas de Câmbio
Locadoras de Veículos
Agências de Turismo
Taxi
Passeios de Barco
Transporte Rodoviário
Fretes e Mudanças
Laguna
Ravena Cassino Hotel
Imbituba

Cabanas Alto Mar
Village Rosa
Pousada Cantinho do Rosa

Garopaba
Le Mans Rent a Car
Palhoça

Pousada Amarelo Hibisco
Praias de Floripa

Bombinhas

Aquerela do Mar Pousada
Pousada George´s Village
Pousada Pedra Salgada
Pousada do Arvoredo

Le Mans Rent a Car
Pousada Águas do Marical